SóProvas


ID
5556148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

    Na sua física, o filósofo grego Aristóteles tratou da realidade última de que são feitos os corpos materiais e a natureza das causas das mudanças neles observáveis. Aristóteles desenvolveu a ideia de causa final ou teleológica, que ele acreditava ser a explicação determinante de todos os fenômenos. Segundo ele, não há movimento sem força. Por exemplo, se você empurrar um livro sobre uma mesa, perceberá que ele só se movimenta enquanto você estiver exercendo uma força sobre ele; após cessar essa força, o livro irá parar. Mais tarde, Galileu apresentou argumentos que levaram à formulação da lei da inércia. As conclusões de Galileu são sintetizadas assim: se um corpo estiver em repouso, é necessária a ação de uma força sobre ele para colocá-lo em movimento. Uma vez iniciado o movimento, cessando a ação das forças, o corpo continuará a se mover indefinidamente em linha reta, com velocidade constante.

Internet: <www.if.ufrgs.br> (com adaptações).

Com relação à evolução das ideias da física e às origens da mecânica, como apresentado no texto precedente, julgue o item a seguir. 


A formalização de Newton permite o entendimento de que uma variação da massa inercial no tempo, com uma velocidade relativa entre massas, pode produzir uma aceleração nas partes envolvidas. 

Alternativas
Comentários
  • Certo. Exemplo disso são os foguetes, as bexigas de festas de aniversário, o recuo no disparo de uma arma, todos com movimento causado por expelir massa.

  • Esse fenômeno está relacionado com o princípio da conservação do momento linear. Quando duas partículas estão interagindo entre si, uma mudança na massa pode alterar a velocidade, assim, mantendo o momento linear constante. (m1/M2) = (V2/V1)

  • Gabarito: CERTO

    -------------------------------------------------------------

    Resposta curta:

    A questão menciona um conceito bem filosófico, mas se você por isso no papel e analisar com a fórmula da F=ma, poderá observar que a aceleração depende da força e da massa:

    a=F/m

    A aceleração é inversamente proporcional a massa. Então, a variação da massa inercial pode sim produzir uma aceleração.

    -------------------------------------------------------------

    Resposta mais elaborada:

    A questão pode ser explicada pelo conceito de massa inercial que vem da 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia) e que é complementada pela 2ª Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica):

     

    1ª Lei de Newton: A inércia é a capacidade que o corpo tem de resistir a variação da velocidade. E isso é expresso pelo conceito de massa inercial.

    2ª Lei de Newton: A Força resultante é igual a massa vezes a aceleração (F=ma).

     

    Com esses conceitos, podemos analisar o seguinte: quanto menor for a massa inercial de um corpo, maior será a aceleração por ele adquirida devido a ação de uma força, ou seja, a massa inercial mede a capacidade que o corpo tem de resistir a variação da velocidade.

     

    Diante disso, a variação da massa inercial pode sim produzir uma aceleração. Se essa variação da massa for para mais, o corpo será mais resistente a alterar a sua velocidade. Se for para menos, menor será essa resistência e, então, mais facilmente o corpo sofrerá variação da velocidade com a ação de uma força.

    -------------------------------------------------------------

     

    Espero que tenha ajudado!

    Bons estudos! 

       

    “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. “

    Isaías 40:31