SóProvas


ID
5556493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da urbanização brasileira, julgue o item a seguir. 


O forte movimento de urbanização no Brasil se verificou a partir da Segunda Guerra mundial e foi acompanhado de forte crescimento demográfico, resultado de uma natalidade elevada e de uma mortalidade em queda, causadas principalmente pela aplicação de medidas sanitárias e pela melhora relativa nos padrões de vida, sobretudo nas cidades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    MAIS PARA A BANCA O

    GAB CERTO

    Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi um instrumento de povoamento, a partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da população brasileira vive nas cidades, apesar disso o Brasil é um país urbano, industrial e agrícola.

    A maior parte das médias e grandes cidades concentrou seu crescimento entre as décadas de 1950 e 1980, fazendo dos últimos 60 anos o grande período de urbanização no Brasil. O processo, contudo, teve início muito tempo antes, ainda no final do século XIX.

    O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. ...

    RESPONDIDA E JUSTIFICADA!!!

  • Gabarito: CORRETO

    Foi a partir da Segunda Guerra Mundial, especificamente a partir do ano de 1950, que a população mundial cresceu consideravelmente. Esse crescimento foi observado, principalmente, em países subdesenvolvidos. Muitos desses países dobraram sua população em menos de três décadas. A população mundial, no início do século XX, era de 1,6 bilhão de pessoas. Ao final desse mesmo século, atingiu 6,1 bilhões de habitantes.

    O que explica essa explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial é o fato de que, principalmente, os países subdesenvolvidos conseguiram controlar algumas doenças que assolavam suas populações. O avanço na medicina permitiu o desenvolvimento de vacinas capazes de erradicar algumas doenças. Além disso, houve um maior acesso a medicamentos, como antibióticos. Essas conquistas fizeram com que as taxas de mortalidade nesses países diminuíssem consideravelmente, propiciando o aumento da população.

    A partir de 1950, a população mundial elevou-se de 2,5 bilhões de habitantes para 6,7 bilhões no ano de 2008. Esse crescimento foi visto, principalmente, nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, que concentram, atualmente, cerca de 80% da população do planeta.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/explosao-demografica.htm

    @ronilton_oliveira

  • É meio que contradição falar sobre urbanização brasileira e na mesma frase, citar avanços nos padrões de vida das cidades. Pois, sabemos que não foi dessa forma, aliás, trouxe mais problemas ainda para as cidades devido ao crescimento desordenado dos centros urbanos e das favelas, gerando problemas como falta de saneamento básico, novas doenças. falta de moradia e também o desemprego. Me ajude, Cespe!

  • De 1940 a 1950, a média de filhos por mulher era de 6,5

    De 1950 a 1960, a média de filhos passou para 4,2

    De 1960 até os dias atuais, a média é de 1,5.

    Dados do IBGE

    A urbanização aconteceu em 1950. Pelos dados do IBGE, há um baixa na natalidade e na mortalidade, causas: ingresso na mulher no mercado de trabalho e o avanço da medicina.

    A banca deu como C, vai entender a filosofia do Cespe.