-
O crescimento da economia do país criou condições, a partir de 1960, para o desenvolvimento da economia interna do país, estendendo-se por todo período do governo militar.
Juscelino Kubitschek começou antes
-
Ao meu ver, o erro está em "criou condições", tendo em vista que o então Presidente JK, deu início a leve abertura da economia para as indústrias estrangeiras.
Não podemos esquecer também do Período da Década de 70 conhecido como Milagre Enconômico, onde o PIB do Brasil chegou a crescer 14% ao ano.
-
ERRADO
Os principais fatos deste governo foram: Surgimento de dois levantes militares na Aeronáutica: (Aragarças e Jacareacanga); Execução de uma política desenvolvimentista ("Cinqüenta anos em cinco"); Construção de Brasília, o que possibilitou a transferência da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central
O PAEG, “dentro do seu propósito básico de estabilização, desenvolvimento e reforma democrática”, apresentou como objetivos: acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico do país interrompido no biênio 1962-1963; conter progressivamente o processo inflacionário durante 1964 e 1965 objetivando um razoável equilíbrio dos
O objetivo era investir na fabricação de insumos básicos e bens de capital, calcanhar de Aquiles da industrialização brasileira, focada em bens de consumo.
Entre os anos de 1968 e 1973, o Brasil viveu um expressivo crescimento econômico que contribuiu para o fortalecimento do regime militar. ... Chamado de "milagre econômico", esse crescimento esteve relacionado a políticas econômicas do Governo Castelo Branco e suas repercussões nos anos seguintes.
DOIS TRABALHO, FICAR E DESFICAR, ACEITA QUE DÓI MENOS. VÁ ESTUDAR!!!
-
A questão é simples e objetiva, sem muito lero-lero, refere-se ao período militar que perdurou aproximadamente 21 anos, da década de 60/80, mais precisamente de 1964 à 1985, é preciso lembrar que o Brasil viveu a pior recessão econômica da sua historia a partir dos últimos anos do período militar, por isso, chamo-se os anos 80 de a década perdida!
Gabarito: Errado
A democracia vencerá. Não passarão!
-
Errado
decada de 80 é a famosa década perdida , onde os países sul-americanos passaram por uma forte crise economica.
-
Décadas da industrialização:
30 > Vargas > Nacionalismo (substituição das importações);
50 > JK > Abertura ao capital estrangeiro (automobilística);
60 > Ditadura militar > Pluralização econômica (criação e ampliação das infraestruturas industriais)
90 > Collor > Neoliberalismo
ERRADO!
-
Década de 80, mais conhecida como década perdida.
Errado
-
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a economia do Brasil no período da ditadura militar.
Nela é afirmado que o crescimento econômico do país perdurou por todo o período da ditadura que ocorreu entre 1964 e 1985,
É importante destacar que no início desse período até a década de 1970, o Brasil passou por um "milagre econômico" em sua economia. Esse crescimento foi possibilitado através da abertura do capital para investimentos estrangeiros feitos por indústrias e empresas multinacionais, e a partir de linhas de crédito concedidos por grandes instituições financeiras
Nessa época, o crescimento econômico se deu através de três frentes produtivas: a primeira se referia as empresas privadas brasileiras brasileiras que eram responsáveis pela produção de alimentos e bens de consumo não duráveis, em que a produção utilizava-se de um maquinário de baixo nível tecnológico e de mão-de-obra barata; a segunda frente estava nas empresas multinacionais, que tinham alta complexidade tecnológica e com menor quantidade de mão-de-obra, responsáveis por produzir automóveis, eletrodomésticos e bens duráveis de consumo; e por fim, a terceira frente eram as indústrias de base geridas por empresas estatais que abrangia as empresas produtoras de energia elétrica, indústrias pesadas, indústrias bélicas e telecomunicações.
Entre 1968 e 1973, o crescimento econômico brasileiro foi de 11%, uma das maiores taxas em todo o mundo. Entretanto, é importante destacar que esse grande avanço na economia se sustentou com a ajuda do capital externo, ou seja, de créditos e empréstimos de recursos que veio de outros países. Isso muda com a crise do petróleo que ocorreu em 1973, em que países da OPEP (Organização dos países exportadores do petróleo) decidiram reduzir a produção e a oferta de petróleo no mundo, causando o grande aumento do mesmo.
Como o Brasil tinha uma grande demanda de importação de petróleo, o resultado não foi diferente, o país passou a gastar mais com a compra desse recurso, o que aumentou o custo de produção de empresas e indústrias que operavam em nosso país. Para não afetar a produção industrial e o consumo da população, mais empréstimos foram obtidos para custear a produtividade brasileira em seus setores industriais, o que certamente fez crescer bastante a dívida externa do país.
Com o novo choque do petróleo em 1979, o preço do barril aumentou novamente. Com isso, países europeus e os EUA aumentaram suas taxas de juros para conter a inflação causada por essa crise energética e diminuíram a importação de produtos latino-americanos.
Sendo assim, a década de 1980 foi marcada pelo aumento da dívida externa (já que os juros haviam sido aumentados) e pela diminuição das exportações brasileiras para os países desenvolvidos. o que causou uma grande crise econômica no país. A moeda brasileira desvalorizou bastante, houve redução de investimentos públicos, a elevação da carga tributária e hiperinflação nos preços, marcando o período conhecido como "década perdida".
Como podemos ver, embora no início da ditadura militar tenha tido um grande crescimento econômico, esse avanço não durou o período todo.
Portanto, a afirmação está ERRADA.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
ERRADO.
''...estendendo-se por todo período do governo militar.
Este trecho da assertiva torna ela como errada.
PMAL 2022!!!