SóProvas


ID
5556643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito das normas brasileiras de contabilidade de auditoria. 


A eficácia operacional dos controles sobre informações não contábeis pode ser testada juntamente com outros testes de controle; quando tais controles são eficazes, o auditor geralmente tem segurança maior na confiabilidade das informações.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. Item de acordo com o disposto na NBC TA 520:

    A13. O auditor pode considerar testar a eficácia operacional dos controles, se houver, sobre a elaboração das informações da entidade usadas pelo auditor na execução de procedimentos analíticos substantivos em resposta aos riscos avaliados. Quando esses controles são eficazes, o auditor geralmente tem segurança maior na confiabilidade das informações e, portanto, nos resultados dos procedimentos analíticosA eficácia operacional dos controles sobre informações não contábeis pode muitas vezes ser testada juntamente com outros testes de controle. Por exemplo, ao estabelecer controles sobre o processamento de faturas de venda, uma entidade pode incluir controles sobre o registro de unidades de venda

  • Quando o controle interno é comprovadamente bom, o auditor se sente mais confiante de que os dados refletidos nas demonstrações contábeis são fidedignos. Logo, se o controle interno é bom, possivelmente poucas distorções foram incorporadas nas demonstrações contábeis, pois se estas ocorreram o controle interno detectou, corrigiu ou mesmo impediu.

    Ao realizar testes de controle, o auditor poderá testar tanto os controles contábeis quanto os controles administrativos. Evidentemente, testará apenas aquilo que for relevante para o contexto da auditoria.

    Assim, conseguimos concluir que está correta a assertiva. podemos responder à questão também com base na literalidade da norma, a seguir:

    NBC TA 520, A13. O auditor pode considerar testar a eficácia operacional dos controles, se houver, sobre a elaboração das informações da entidade usadas pelo auditor na execução de procedimentos analíticos substantivos em resposta aos riscos avaliados. Quando esses controles são eficazes, o auditor geralmente tem segurança maior na confiabilidade das informações e, portanto, nos resultados dos procedimentos analíticos. A eficácia operacional dos controles sobre informações não contábeis pode muitas vezes ser testada juntamente com outros testes de controle. Por exemplo, ao estabelecer controles sobre o processamento de faturas de venda, uma entidade pode incluir controles sobre o registro de unidades de venda

    certo

  • Fui pela lógica: se uma informação não pode ser analisada pelo auditor de maneira que não se tenha razoável certeza sobre sua avaliação, esta informação deve ser submetida a outros testes que trarão confiabilidade sobre a informação apresentada.

    Creio que seja nesse sentido que a NBC TA 520 tenha disposto no item A13, citado pelo colega acima.

  • Testes de controles (= testes de observância): visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controles internos da organização estão em efetivo funcionamento e sendo cumpridos pelos empregados. Exemplos: verificar se existe cadastro de fornecedores atualizado; avaliar se os controles sobre o estoque seguem o previsto em norma.

    Atenção (pois pode parecer contraditório, mas não é): se o auditor avalia o risco inerente e de controle como baixos, ele pode estabelecer uma estratégia de depositar confiança máxima nos controles e, dessa forma, ele deverá aplicar teste de controle e com maior extensão, para obter segurança razoável de que ele pode confiar nos controles internos e, assim, limitar os procedimentos substantivos a serem aplicados.

    Fonte: prof. Marcelo Aragão - Gran Cursos.