-
O que é RECEITA DIFERIDA ?
A receita diferida também é conhecida como não auferida. É o pagamento recebido por uma empresa antecipadamente por serviços que ainda não prestou ou mercadorias que ainda não entregou. Esse dinheiro não foi auferido e, portanto, não pode ser relatado na demonstração do resultado.
Nada mais é que uma receita antecipada.
A questão afirma que : tendo a entrega do produto ocorrido na mesma data da venda.
Portanto, questão errada.
Bons estudos.
Qualquer erro me avisem.
-
RECEITAS DIFERIDAS
São aquelas que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro ou a entrega posterior de bens.
No caso da questão ocorreu a entrega do produto na mesma data da venda, portanto:
D - Clientes (se for a prazo)
C - Receita de vendas
-
Gabarito: Errado.
Pontos chave: "...tendo a entrega do produto ocorrido na mesma data da venda". "Considerando o regime de competência para a contabilização de receitas e despesas".
Resumidamente, "Receitas Diferidas" são valores que a entidade recebe de forma antecipada e que se tornarão receitas, de fato, quando da ocorrência do fato gerador. Partindo do conceito do que seria receitas diferidas, já se identifica o erro da questão, considerando o regime de competência e o caso em tela. Como a entrega foi realizada na mesma data da venda, nesse caso, a receita é contabilizada também nesse momento. Assim, de fato a conta "Clientes" será debitada. Porém, o crédito será na conta "Receita de vendas".
Contabilização:
D - Clientes
C - Receita de Vendas
__
(Q89692/CEBRASPE/2011) Receitas diferidas e despesas antecipadas de aluguel são respectivamente contas de resultado e contas patrimoniais. (E. São, respectivamente, contas do passivo e do ativo - patrimoniais)
(Q1029327/CEBRASPE/2019/Adaptada) A conta receita diferida líquida pertence a classe do passivo. (C)
__
Equívocos, reportem. Bons estudos! Sigamos.
-
Receita de vendas é a Crédito.
-
GAB. ERRADO
RECEITA DIFERIDA: É conhecida como não auferida. É o pagamento recebido por uma empresa antecipadamente por serviços que ainda não prestou ou mercadorias que ainda não entregou. Esse dinheiro não foi auferido e, portanto, não pode ser relatado na demonstração do resultado, tendo a entrega do produto ocorrido na mesma data da venda, Considerando o regime de competência para a contabilização de receitas e despesas.