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ID
5556874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    As primeiras legislações do Brasil Colônia não consideraram as complexas sociedades indígenas que aqui já se encontravam, limitando-se a reproduzir a prática política, jurídica e administrativa que repetia as ordens de Portugal. O projeto colonial português envolveu uma política que dividia os povos nativos em dois grupos distintos: os aliados e os inimigos — para os quais eram dirigidas ações e ideias diferentes. A legislação colonial mudava seus arranjos conforme os indígenas fossem aliados ou inimigos. Os índios que se tornariam aliados, conhecidos como “mansos” ou “cristãos”, eram os trazidos de seus assentamentos originais por meio dos descimentos, ou seja, forçadamente, e aldeados próximos às povoações coloniais, tornando-se “índios de repartição”.

FUNAI. 1.ª Conferência Nacional de Política Indigenista.
Documento Base. Brasília: 2015, p. 09. In: Internet: <funai.gov.br>.

    A legislação se caracterizou por dois aspectos principais, que abrigam concepções que permitem às ações coloniais justificarem-se e ganharem legitimidade. Um, direcionado para as sociedades indígenas consideradas aliadas, favorecendo a incorporação como mão-de-obra através dos aldeamentos formados a partir dos descimentos liderados pelos missionários. O segundo, dirigido aos “índios bravos”, os quais se combatiam numa estratégia de guerra colonial, permitindo-se a escravização.

André Ramos. A escravidão do indígena, entre o mito e novas perspectivas de debates. In: Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI. Brasília: vol.1. n.º 1. p. 241-265, jul. 2004. Pág. 246.

Tendo como referência inicial os trechos anteriores, que tratam da escravização indígena no Brasil colônia, julgue o item a seguir.

As sociedades indígenas aliadas eram aquelas submetidas aos arranjos dos colonizadores e eventualmente dos missionários a que eram vinculadas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra comentar?

  • GABARITO ERRADO.

    As sociedades aliadas eram aquelas submetidas aos arranjos do Poder Religioso e aos interesses colonizadores. Ambos os caminhos andavam juntos e, ainda que nem sempre, a força da Igreja se fazia mais presente do que o interesse da colinização.

  • De acordo com o texto, o entendimento é que tanto a sociedade Indígena aliada ou inimiga, eram submetidas aos arranjos dos colonizadores e eventualmente dos missionários a que eram vinculadas. Tal afirmação pode ser vista na primeira parte do texto "A legislação colonial mudava seus arranjos conforme os indígenas fossem aliados ou inimigos"

    Por isso, na minha opnião o gabarito deveria ser " certo "

  • As sociedades indígenas aliadas eram aquelas submetidas aos arranjos dos colonizadores e eventualmente dos missionários a que eram vinculadas.

    Pra mim o erro foi em afirmar que foi "submetida". Existiam os indígenas mansos que aceitaram se catequizar normalmente e seguirem os jesuítas.

  • A chave da resposta se encontra em "eventualmente", que pode expressar sentido de incerteza, "possivelmente", "porventura", leva a maioria de nós errarmos a questão. E como sabemos, e o texto reafirma  "a partir dos descimentos liderados pelos missionários", no processo de colonização indígena os missionários estiveram não "possivelmente", mas "efetivamente".

  • O trato com os indígenas foi um dos pontos fundamentais do projeto colonizador brasileiro e conhecer os aspectos mais relevantes desse processo é de grande importância.
    Análise do item:
    É uma questão de causa e consequência. As sociedades indígenas consideradas aliadas eram as que decidiram não guerrear com os colonizadores e devido a isso foram vinculadas a missionários religiosos e submetidas aos arranjos dos colonizadores para compor como força de trabalho vivendo nas proximidades dos povoamentos coloniais. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.