SóProvas


ID
5556910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, trouxe mudanças significativas no sistema político e econômico do Brasil. O proclamador da República e chefe do governo provisório, marechal Deodoro da Fonseca, e Rui Barbosa, seu vice, nomearam uma comissão de cinco pessoas para apresentar um projeto a ser examinado pela futura Assembleia Constituinte. O projeto escolhido vigorou como Constituição Provisória da República até as conclusões da Constituinte. 

A partir da dinâmica da instalação da República no Brasil e considerando o contexto descrito, julgue o item subsequente.

A imprensa foi um veículo de divulgação das ideias republicanas no Brasil, usada para atacar o imperador; os jornais republicanos eram lidos pela elite.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A imprensa foi um veículo de divulgação das ideias republicanas no Brasil. De fato apenas a elite os lia, pois o analfabetismo no Brasil era muito alto. Somado a isso o brasileiro já havia se acostumado a não participar de política, pois o Império tinha participação censitária (renda mínima para votar e renda ainda mais alta para ser votado). Um dos principais jornais republicanos do Brasil é o Estado de São Paulo (Estadão), então Folha da Província de São Paulo durante o II Reinado. Notadamente republicano e abolicionista.

  • Diário Novo:Períodico de bastante influência na Revolução Praiera em Pernambuco(1948/1950) || Reinado.

  • Inclusive que só a elite sabia ler...