-
Como há 2 líberos, temos que escolher 1 deles para formar a equipe. Então, temos que fazer a combinação C2,1. Assim, sobram 10 alunos que podem ocupar qualquer posição e temos que escolher 5 alunos, porque o líbero já foi escolhido para integrar a equipe de 6 pessoas.
C2,1 . C10,5 =
2 . 252 =
504
-
Ao meu ver tem duas interpretações, pois apesar de quem conhece vôlei sabe que só atua um líbero, para quem não conhece fica difícil deduzir isso lendo a questão.
-
Ao meu ver a questão, pelo seu enunciado, gera uma dupla interpretação. Pode-se entender desses modos:
- Fazer uma C10,5 não contando os líberos
- Fazer uma C10,5.C2,1
-
GAB E
A questão não tem dupla interpretação . Cuidado com os comentários .
Vou tentar explicar da maneira que eu fiz :
12 Alunos
Dentre os 12 , 2 líberos . Então , 10 alunos + 2 líberos, correto ?
Precisamos para jogar de 6 atletas :
líbero
--------- , ------- , --------, --------, --------, --------
Um tem que ser libero , correto ? Contudo , eu tenho 2 líberos , lembra ?
2 líberos -- >>. C 2, 1 ( combinação de 2 para escolher 1 )
E os demais ? Ainda temos 5 vagas , correto ?
----- > Então , C 10 ,5
C 2,1 x x C 10 ,5 = 504
Como irei saber se é multiplicação ou soma ?
Percebe que o ( ou ) da ideia de exclusão , ou uma ou outra . Algo que não ocorre na questão .
Já o termo ( E ) da ideia de que as duas hipóteses devem ser consideradas --- ( E ) = Multiplicação .
Tentei ser o mais didático possível , qualquer dúvidas direct .
-
A explicação da Daniela está completa.
-
Sei que pode parecer estranho, mas errei a questão pela forma como foi redigida a pergunta da assertiva. Acertei o resultado, mas preste atenção nisso: Lê-se no trecho "é correto afirmar que, na situação hipotética apresentada, é possível montar 252 combinações diferentes de times para estar em quadra?".
Na minha opinião a resposta é "sim", pois é possível montar 252, já que 504 > 252. A assertiva não restringiu a pergunta usando o "somente, exatamente, exclusivamente, etc" como costuma fazer. Pra mim há uma dupla interpretação clara, não sobre o valor da resposta, mas pelo enunciado da própria assertiva.
Alguém mais concorda?
-
A questão pergunta se é possível montar 252 combinações diferentes, eu entendi que é possível sim, não seria possível se fosse >504 ou dissesse que só é possível montar até 252 combinações diferentes, pois é possível montar até 504 e não mais que isso.
-
Concordo que este enunciado foi mal redigido. Já entrei com recurso em outra prova da CESPE por enunciado mal elaborado em questão relativa a Análise Combinatória. É tão difícil assim elaborar um enunciado claro em questões de Análise Combinatória ?.
-
Pessoal, são válidos todos os pontos de vista de vocês, mas respeitosamente vocês estão incorrendo no risco (intrínseco do modelo CESPE) de olharem apenas para o dedo enquanto o dedo aponta pra vocês a Lua.
O colega Carlos Eduardo falou pouco, mas disse tudo: CESPES sendo CESPE. Quanto antes vocês aceitarem esse fato, e aprenderem a lidar com ele, mais cedo conquistarão a almejada vaga.
-
A FORMA CORRETA É A SEGUINTE:
A questão fala que 1 dos 6 jogadores são líberos. Então você tem que concluir que as combinações de equipes têm PELO MENOS 1 líbero, ou seja, 1 líbero ou mais. Dessa forma temos 6 lugares para preencher, como 1 necessariamente é líbero temos:
C2,1 = 2
Pronto, aqui preenchemos APENAS 1 VAGA, APENAS 1. Faltam 5. Dessa forma temos para as 5 restantes:
C11,5 = 462.
resultado = 2.462 = 924
-