SóProvas


ID
5559613
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.

PAPPIANI, A. Tecnologias indígenas: esplendor e captura.
Disponível em: https://outraspalavras.net.
Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

Alternativas
Comentários
  • O texto associado aborda a produção e importância do conhecimento empírico dos indígenas na compreensão das dinâmicas ecológicas do bioma Cerrado.  O enunciado busca a alternativa correta sobre a importância do tipo de conhecimento demonstrado no texto.
    A)  A logística nacional utiliza-se de métodos provenientes da junção entre a agricultura e a ciência contemporânea que convencionou-se chamar da "revolução verde" e é um tipo de conhecimento que tradicionalmente dá pouca importância aos saberes tradicionais.  
    B) Não há no texto qualquer menção ao cultivo de hortaliças.

    C) O saber tradicional é claramente o objeto principal do texto e sua relação com a conservação ambiental ocorre pelo conhecimento bem específico sobre a germinação de sementes de espécies nativas que são muito importantes para a conservação e restauração de áreas do Cerrado.
    D) A bovinocultura não é sequer citada no texto como prática relacionada aos saberes tradicionais dos xavantes.

    E) Reflorestamento aparece no texto como prática conservacionista e não relacionada a investimentos e reprodução de capitais.

    GABARITO DO PROFESSOR: C