SóProvas


ID
5559619
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.

Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar
as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.

Qual medida promove a participação social descrita no texto?

Alternativas
Comentários
  •  A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns.   O texto associado aborda a questão da participação de representantes da população no planejamento urbanos apontando possibilidades e limitações importas pelo atual modelo. O enunciado busca a alternativa que apresente corretamente a possibilidade de participação social presente no texto.
    A) Esta medida incide sobre toda a população do municípios, possui impacto nas contas públicas e na capacidade do município honrar seus compromissos com a população servidores e fornecedores. Além do mais não há relação entre a redução de impostos e o aumento da participação popular no planejamento urbano.
    B) As medidas descritas no texto possuem a capacidade de reduzir essas práticas e não de incentiva-las.
    C) Apesar desta medida está presente no planejamento urbano ela não se relaciona com o aumento da participação popular neste processo.
    D) Este tipo de utilização do espaço urbano possui pouca relação com os mecanismos de participação popular descritos no texto.
    E) Associações de bairro são organizações legítimas de representação da vontade política da população local e ao se organizarem para fazer valer seus pontos de vista em audiências públicas sobre grandes intervenções urbanas ampliam o espaço da participação popular. 
    GABARITO DO PROFESSOR: E