SóProvas


ID
5559628
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tornou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.

GURGEL, C. Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos.
São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a

Alternativas
Comentários
  • "mas a maioria aprendeu na prática diária" ----> letra E fala de CONJUGAR (unir) e EMPÍRICO (baseado na experiência e observação) CORRETA

    "medicina híbrida" ---> união da medicina europeia com a indígena ( já elimina a letra B C e D), pois nenhuma medicina é superior a outra

    a A é incorreta pois temos que pensar no mais racional possível, e nenhuma das medicinas tinha coisas místicas

  • O texto associado aborda a união de práticas medicinais europeias com as práticas similares de indígenas do Novo Mundo que deram origem as práticas medicinais do Brasil colônia. O enunciado busca a alternativa que apresente corretamente o tipo de construção do conhecimento que fundamenta esta prática. 
    A) O texto é explícito em destacar a participação de religiosos católicos jesuítas que devido a sua fervorosa devoção cristã não estavam dispostos a incluir em suas práticas medicinais aspectos místicos dos povos indígenas locais. 
    B) Os dogmas cristãos eram a base da doutrina e do pensamento jesuíta.

    C) A tradição popular foi uma das partes a serem somadas na produção das práticas medicinais do Brasil colonial, porém não foram as únicas fontes como descrito no texto.

    D) Ela foi incorporada aos saberes trazidos da Europa e não imposta.

    E) Saber empírico é aquele produzido a partir da observação e prática e é justamente este o tipo de mecanismo de soma de conhecimentos entre indígenas e europeus descrito no texto como base da medicina do Brasil colonial. 

    GABARITO DO PROFESSOR: E