"No concernente à regulação da matéria na esfera internacional, já são cinco os documentos elaborados no âmbito do sistema ONU sobre o direito de acesso à internet , nos quais é apontada a relevância da conectividade à internet para a promoção de direitos humanos e fundamentais já reconhecidos, como é o caso das liberdades de expressão e de informação, bem como do direito de acesso à informação."
https: //www.conjur.com.br/2021-nov-12/ direitos-fundamentais-direito-humano-fundamental-acesso-internet#:~:text=Na%20esfera%20infraconstitucional%2C%20registram%2Dse,do%20Marco%20Civil%20da%20Internet).
A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. O texto associado aborda aspectos da pandemia relacionados a conectividade a atividades não presenciais enquanto o enunciado questiona qual alternativa se relaciona melhor com as ideias do texto.
A) Com a necessidade cada vez mais recorrente de momentos de isolamento social a conectividade, que até alguns anos atrás no Brasil era considerada como um conforto, agora é absolutamente necessária para a forma como vivemos em sociedade atualmente. Seja para trabalhar, estudar, acessar serviços públicos, entretenimento, ou simplesmente para fazer contato com amigos e familiares o acesso a rede mundial de computadores e a todos os serviços a ela relacionados é de fato tão importante quanto aos demais serviços de utilidade como eletricidade, gás ou água.
B) O atendimento de serviços essenciais não pode ser totalmente restrito ao atendimento virtual por uma série de motivos que vão desde o acesso desigual a conectividade, até as dificuldades de pessoas portadoras de deficiência ou não alfabetizadas passando por serviços que de fato dependem de presença como a realização de exames e consultas médicas mais especializadas.
C) O texto é claro em destacar o caráter híbrido, onde acesso virtual e presencial coexistem, como alternativa viável de futuro para as sociedades.
D) Não há no texto referência a este tipo de informação.
GABARITO DO PROFESSOR: A