SóProvas


ID
5561164
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itapecerica - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O imunologista Mauro Teixeira diz que as pessoas que se recuperam da Covid desenvolvem anticorpos por um bom tempo. “Duram pelo menos seis meses, depois (os anticorpos) tendem a cair ao longo do tempo. Quem pega Covid fica protegido entre 80% a 85% contra nova infecção. [...]”.

Segundo o epidemiologista [...] José Geraldo Ribeiro, ainda não se sabe por quanto tempo as pessoas que tiveram Covid desenvolvem imunidade. “Há uma estimativa de no mínimo oito meses. O problema é que, com a chegada de novas variantes, essa imunidade pode ser vencida. [...]”.

O TEMPO, 26 de julho de 2021. p. 9.

Os depoimentos dos especialistas citados na reportagem indicam que

Alternativas
Comentários
  • A questão pede para avaliarmos as alternativas dadas conforme as afirmações fornecidas pelos especialistas no contexto, mas a resposta é baseada no conhecimento vacinal que temos até o momento. A Banca peca ao induzir o candidato ao erro. Não a toa 100% erraram a questão.
  • A banca induziu o candidato ao erro uma vez que mostrou parcelas da matéria que não indica de nenhuma forma que a alternativa B é a correta, só tendo acesso a matéria para saber.

    De acordo com a seleção do examinador, fica a sensação que não existe consenso entre os especialistas quanto ao tempo de duração da imunidade após a recuperação. O primeiro fala que é "pelo menos 6 meses" e o segundo diz " mínimo 8 meses".

    Mas se pensarmos fora da pincelada do examinador nessa matéria, é óbvio que a recomendação é a vacinação nas pessoas que já tiveram a Covid-19.

    Gabarito B

  • Fundep fela da mãe!

  • GAB-B

    a vacinação contra a Covid-19 deve ser realizada inclusive nas pessoas que já foram contaminadas e se recuperaram

    SÓ TEM COVID QUEM FAZ EXAME!!!.

  • Acredite na ciência, independente que a vacina seja eficaz ou não. Mal ela não faz e ajuda bastante na proteção.

  • esta questão deveria estar anulada!!!

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. O texto associado aborda características da imunização causada pelo contágio com a Covid e o enunciado busca a alternativa que melhor se relaciona com as ideias apresentadas no texto.
    A) O texto destaca que a imunização causada pelo contágio possui um prazo de validade relativamente curto e que mutações do vírus capazes de produzir novas variantes tornam essa forma de imunização ainda menos efetiva.
    B) Pessoas que já foram contaminadas podem estar fora do prazo que imunização causado pelo contágio, além da imunização vacinal ser mais efetiva e de efeitos mais demorados e ainda possuírem características mais adequadas em relação a novas variantes.   
    C) Ambos os relatos convergem na mesma direção do consenso científico sobre o que se sabe da doença até o presente momento.
    D) Somente se forem expostas a exatamente o mesmo vírus que as infectaram inicialmente. Conforme é destacado no texto em caso de contágio por nova variante ocorrerá nova infecção. 

    GABARITO DO PROFESSOR: B
  • Mais uma questão que se trata somente de interpretação de texto do candidatos e de um pouco de conhecimento sobre atualidades, mas vamos ver uma por uma:

    LETR A – INCORRETA. Em nenhum momento, algum dos especialistas declara que a imunização por contágio é a forma capaz de proteger totalmente os recuperados.

    LETRA B – CORRETA. Exatamente! Isso, inclusive, foi a medida sugerida pela OMS e Ministério da Saúde.

    LETRA C – INCORRETA. Ambos os especialistas concordam sobre a imunidade após a contaminação. O que não há consenso é tempo em que a imunidade dura.

    LETRA D – INCORRETA. Não há consenso sobre o tema e o especialista aponta que, com novas variantes, a imunidade pode ser vencida.

    Resposta: B