A questão acima tem como tema a urbanização contemporânea e sua atual dinâmica nas grandes metrópoles e cidades espalhadas pelo mundo.
Para responder corretamente a questão, o candidato precisa ter conhecimento em noções gerais de urbanização e entender as atuais dinâmicas espaciais dos espaços urbanos nos dias atuais.
Desse modo, vamos a análise das assertivas abaixo:
I - As metrópoles possuem, ao mesmo tempo, semelhanças e diferenças em sua configuração espacial, na sua história e nas desigualdades existentes.
A assertiva está certa. Independente da localização e do nível de desenvolvimento econômico, grande parte das metrópoles possuem várias semelhanças em relação à sua configuração espacial. Muitas metrópoles, por exemplo, tiveram um aumento na sua população por conta da industrialização em seus espaços urbanos, ou receberam muitas pessoas, a partir do êxodo rural, por conta da mecanização e concentração de terras no campo. Além disso, muitas cidades possuem periferias e populações segregadas em seu interior. Quanto às diferenças, elas se expressam na forma de ocupação e crescimento de grandes metrópoles, sejam por motivos de refúgio, motivos econômicos, entre outros fatores.
II - Forma, função, estrutura e processo são conceitos trazidos por Henri Lefebvre, os quais ajudam a entender a produção do espaço urbano. Tais elementos são passíveis e adaptações no decorrer da História, na medida em que ocorrem novas formas de apropriação do capital e das forças de produção.
A assertiva está errada. Pois os conceitos de forma, função, estrutura e processo que foram formulados para entender a produção do espaço urbano foram formulados por Milton Santos, um importante e renomado geógrafo brasileiro.
III - A fragmentação do espaço urbano que ocorre nas metrópoles consiste nas formas de diversificação socioespacial, dada a multiplicidade de agentes e culturas que formam e dão vida às cidades, possibilitando a sua unidade.
A assertiva está errada. Quando falamos de fragmentação do espaço urbano que ocorre nas grandes metrópoles, estamos falando da diferença existente nas várias paisagens urbanas de uma cidade. Essa diferença se expressa por meio das infraestruturas, da qualidade dos serviços, e do acesso à população à serviços essenciais nos diferentes bairros da cidade. Entretanto, essa fragmentação não ocorre por conta da multiplicidade de agentes e culturas existentes em uma metrópole, e sim por conta da lógica mercadológica que existe na produção do espaço urbano, em que lugares são produzidos para facilitar a acumulação de capital. Exemplo disso é o fenômeno da especulação imobiliária em muitas cidades brasileiras, em que shoppings centers, parques urbanos, empreendimentos próximos à praias são construídos, que valorizam e agregam valor à áreas próximas dessas construções.
IV - A hierarquização do espaço urbano remete à apropriação desigual dos espaços metropolitanos pela economia capitalista e culmina em um processo de divisão territorial cada vez mais aprofundada.
A assertiva está certa. Pois quando falamos da hierarquização dos espaços urbanos referimos à estrutura econômica das cidades, que os fazem ter maior influência sobre as outras. Essa hierarquização estabelece redes urbanas, em que as cidades com maiores fluxos sociais, econômicos, políticos, culturais são capazes de exercer influência e poder sobre cidades menores e espaços rurais de seu entorno, gerando um processo intenso de divisão territorial.
V - A disseminação das redes materiais e imateriais contribuem para homogeneizar certas condições de produção no espaço, bem como para facilitar os fluxos entre as diferentes áreas e entre diferentes núcleos urbanos.
A assertiva está correta. Pois a expansão de redes materiais (ferrovias, rodovias, estradas, pontes, aeroportos) em espaços urbanos, além da disseminação de redes imateriais (redes de tv, rádio, internet), encurtam as distâncias e facilitam os fluxos de transporte, mercadorias e informação entre diferentes núcleos urbanos, sejam eles grandes centros ou não. Essa expansão facilita as condições de produção e consumo da população, independente de sua localização.
Como as assertivas corretas são I, IV e V, a alternativa correta é a Letra B.
Gabarito do Professor: Letra B.