SóProvas


ID
5562127
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Hobsbawn (2007), quando trata sobre as perspectivas para o século XXI, indica que o enfraquecimento do poder do Estado, a desregulamentação de mercados, a substituição de serviços públicos por privados e a ideia de que o setor privado é mais eficiente do que o setor público e de que o cidadão é substituído pelo consumidor são elementos para compreender o mundo contemporâneo.

Nesse cenário, a democracia torna-se enfraquecida; disso, segundo o autor, decorre um problema crescente, que é o aumento do/a

Alternativas
Comentários
  • A questão acima tem como tema o Neoliberalismo que é explanado por Eric Hobsbawn na citação contida no enunciado, em que é feito uma crítica que aponta a forma como o Estado vem perdendo poder e espaço frente à essa nova realidade econômica. 
    Para responder corretamente à questão, o candidato precisa compreender a citação e relacioná-las com o Neoliberalismo - sistema econômico citado na questão - e nas suas consequências para a democracia. 
    Feita a análise prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois a violência urbana é causada por fatores como o desemprego, a falta de oportunidades, a pobreza, a desigualdade social, o tráfico de drogas e a expansão do narcotráfico. Embora isso tenha relação indireta com o Neoliberalismo, o contexto da violência urbana não é consequência direta da expansão desse sistema econômico e sua interferência no Estado.
    Letra B - Correta, pois segundo Hobsbawn (2007), a oposição ao Estado, princípio formulado pelo Neoliberalismo, reduz o seu papel de provedor do bem-estar social, diminuindo sua incumbência de prestar serviços públicos essenciais a população, deixando isso a cargo do mercado, que pode fornecer esses serviços de maneira mais eficiente. Então serviços como saúde, educação, fornecimento de água e energia, prisões, correios, entre outros, estão sendo transformadas em negócios ou entregues a grandes empresas corporativas, aplicando a lógica do lucro em serviços essenciais. Ainda para o autor, a ideia de soberania do mercado reduz a necessidade de decisões políticas pautadas nos interesses comuns da sociedade. Ou seja, ocorre então um enfraquecimento da democracia, pois o que interessa mais a partir desse momento é o interesse dos consumidores, menosprezando os ideais e propostas de uma sociedade mais justa e igualitária. Sendo assim, a participação no mercado substitui a participação na política, e o consumidor toma o lugar do cidadão, caracterizando uma violência política que esfacela e diminui a importância da democracia em um país.
    Letra C - Incorreta, pois embora, o número de Estados ditatoriais se relacione com o fim da democracia, não é essa a consequência gerada pela expansão do Neoliberalismo e sua interferência no Estado.
    Letra D - Incorreta, pois o Neoliberalismo, conforme já explicado na alternativa B, reduz cada vez mais o papel do Estado como provedor do bem-estar social da população através do oferecimento de serviços essenciais, como a educação, a saúde, o fornecimento de água e energia, entre outros.
    Gabarito do Professor: Letra B.
  • “Letra B - Correta, pois segundo Hobsbawn (2007), a oposição ao Estado, princípio formulado pelo Neoliberalismo, reduz o seu papel de provedor do bem-estar social, diminuindo sua incumbência de prestar serviços públicos essenciais a população, deixando isso a cargo do mercado, que pode fornecer esses serviços de maneira mais eficiente. Então serviços como saúde, educação, fornecimento de água e energia, prisões, correios, entre outros, estão sendo transformadas em negócios ou entregues a grandes empresas corporativas, aplicando a lógica do lucro em serviços essenciais. Ainda para o autor, a ideia de soberania do mercado reduz a necessidade de decisões políticas pautadas nos interesses comuns da sociedade. Ou seja, ocorre então um enfraquecimento da democracia, pois o que interessa mais a partir desse momento é o interesse dos consumidores, menosprezando os ideais e propostas de uma sociedade mais justa e igualitária. Sendo assim, a participação no mercado substitui a participação na política, e o consumidor toma o lugar do cidadão, caracterizando uma violência política que esfacela e diminui a importância da democracia em um país.”

    Gabarito do professor.