SóProvas


ID
5562433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia

    Desigualdades no plural. Porque nosso sistema concentra poder político e tudo aquilo que é produzido pela sociedade nas mãos de grupos pequenos, e bem determinados, de acordo com as combinações dos marcadores sociais como gênero, raça e classe. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades são um dos principais produtos das nossas sociedades. Sua distribuição, contudo, é segregada e extremamente desigual, e faz com que as pessoas vivenciem o cotidiano de formas muito diferentes, principalmente no contexto de pandemia. 

Internet: <www.nexojornal.com.br>.

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando os aspectos a ele pertinentes, julgue o item a seguir.

O texto utiliza-se de uma abordagem marxista clássica na medida em que enfatiza a concentração de poder na mão de pequenos grupos. 

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está INCORRETA!

    A abordagem marxista clássica enfatiza o aspecto econômico como determinante do social. Em outras palavras, é a posição do indivíduo na estrutura de produção que define a sua posição na estrutura de classes. A perspectiva marxista, assim, é, muitas vezes, criticada pela unidimensionalidade da análise, visto que ignora ou relega a segundo plano aspectos de gênero e de raça como importantes para explicar a estratificação social e a distribuição de poder em uma sociedade, concentrando-se na explicação econômica.

    Além disso, a abordagem marxista clássica não trabalha com a ideia de pequenos grupos, mas com a lógica de classes - uma detentora dos meios de produção e outra detentora da força de trabalho, sendo que a primeira por deter os meios de produção concentra também o poder político.