SóProvas


ID
5562475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia

    Se as formas sociais, as roupas, os juízos estéticos e todo o estilo que o ser humano utiliza para se expressar são mantidos em constante mutação pela moda, esta, ou seja, a nova moda, só diz respeito às classes altas. Tão logo as classes baixas começam a se inclinar para ela, ultrapassando as fronteiras demarcadas pelas classes altas e quebrando a homogeneidade de seu pertencimento aí simbolizado, as classes altas se afastam e adotam uma nova moda que as distingue, por sua vez, das grandes massas, relançando o jogo novamente.

Georg Simmel. A Moda. IARA – Revista de Moda, Cultura
e Arte, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 163–188, 2008. P. 167-168.

Em relação ao texto apresentado e aos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.

A moda, seguindo raciocínio simmeliano, é uma instituição social a serviço do capital para subjugar e homogeneizar as identidades individuais de classe.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está incorreta.

    O raciocínio apresentado sobre o papel social da moda coaduna-se com a perspectiva da Escola de Frankfurt e não com a teoria sociológica de Georg Simmel.

    Para os frankfurtianos, particularmente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse, a moda é uma instituição social a serviço do capital para subjugar e homogeneizar as identidades individuais de classe. A moda, para os autores, seria uma expressão da cultura que, por sua vez, seria "um meio de subjugação e sujeição dos indivíduos, indispensável à manutenção e ampliação do sistema capitalista (Lima; Santos, 2018)".

    Para Georg Simmel, a moda é "imitação de um modelo dado e satisfaz assim a necessidade de apoio social, conduz o indivíduo ao trilho que todos percorrem, fornece um universal, que faz do comportamento de cada indivíduo um simples exemplo. E satisfaz igualmente a necessidade de distinção, a tendência para a diferenciação, para mudar e se separar (Simmel, 2008)".

    Referência:

    LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo Social, v. 30, p. 123-141, 2018.

    SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Texto e Grafia, 2008.