SóProvas


ID
556285
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Hidrologia

Segundo o Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas editado pelo Ministério de Minas e Energia, a avaliação energética das alternativas de um aproveitamento hidroenergético é feita considerando-se os seguintes critérios energéticos básicos: sistema de referência, período crítico, benefícios energéticos e dimensionamento energético. Para essa avaliação, analise os conceitos a seguir.

I - A energia secundária corresponde à energia disponível apenas em períodos de hidrologia favorável, podendo ser utilizada no atendimento a consumido- res de carga interruptível ou na substituição da geração de origem térmica.

II - O período crítico de um sistema de referência é definido como aquele período do histórico hidrológico em que os reservatórios desse sistema são plenamente utilizados, com a ocorrência de déficits, considerando-se que ao final do período, estão totalmente deplecionados, incluindo-se os reenchimentos totais intermediários.

III - A energia firme de um sistema corresponde à menor carga que este sistema pode atender sem ocorrência de déficits nas condições hidrológicas normais, registradas no histórico de afluências naturais.

IV - No desenvolvimento do potencial hidroelétrico de uma bacia, deve ser prevista, sempre que possível, a construção de aproveitamentos com capacidade de armazenamento, de forma que se possa obter energia durante os períodos mais secos a partir do uso da água armazenada durante os períodos hidrologicamente mais favoráveis.

Estão corretos APENAS os conceitos

Alternativas
Comentários
  • Segundo , a Energia Firme é a energia suprida por uma usina, que não pode ser suprida por nenhuma outra, e, no caso de hidrelétricas, é a energia possível de ser produzida no período crítico.

    De acordo com a Aneel, Energia Firme corresponde à máxima produção contínua de energia que pode ser obtida supondo a ocorrência da seqüência mais seca registrada no histórico de vazões do rio onde está localizada.

    De acordo com o ONS, a Energia Firme é a energia média gerada no período crítico do Sistema Interligado Nacional - SIN - com configuração apenas hidráulica.

    Elliot define o período crítico como sendo o pior ciclo hidrológico ou o único ocorrido uma vez em 20 anos. Isto significa uma probabilidade de ocorrência de 5%.

    Para o ONS, o período crítico é aquele, em que o reservatório inicialmente cheio, e sem reenchimento total intermediário, é deplecionado ao máximo.