SóProvas


ID
5563678
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

EFEITOS DA PANDEMIA: O FIM DOS BLOCOS COMERCIAIS E INÍCIO DE ACORDOS BILATERAIS

Os blocos comerciais como União Europeia e Mercosul deverão abrir lugar para acordos bilaterais entre países

O mercado globalizado como o conhecemos hoje, já está em plena mudança devido à pandemia. Teremos um realinhamento na estrutura comercial do mundo. Os blocos comerciais como União Europeia e Mercosul deverão abrir lugar para acordos bilaterais entre países. (...)

Os efeitos colaterais da pandemia no mercado global deverão ser extremos e provocar profundas alterações na forma como os países negociam seus produtos e serviços. (...)

Por Carlos Barbieri - Analista político e economista

Disponível em: https://www.aviculturaindustrial.com.br (Fragmento/Adaptado).

O exposto acima evidencia a contração econômica provocada pela pandemia da COVID-19 e a consequente mudança nas organizações econômicas globais. Tal realidade vai ao encontro do que afirmam alguns analistas. Segundo eles, desde o início dos anos 2000 o mundo passa por um período de "desglobalização", depois de anos de crescente integração econômica, o que pode ser entendido como uma tentativa de redução da interdependência entre os países. Um fato que corrobora com o ponto de vista defendido por cientistas políticos em relação ao processo de "desglobalização" é:

Alternativas
Comentários
  • A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi apelidada de Brexit originada na língua inglesa resultante da junção das palavras British (britânico) e exit (saída).[1][2] A saída do Reino Unido da União Europeia foi um objetivo político perseguido por vários indivíduos, grupos de interesse e partidos políticos, desde 1973, quando o Reino Unido ingressou na Comunidade Econômica Europeia (CEE), a precursora da UE.