GABARITO: D
Aqui nós vamos aplicar o Princípio da Casa dos Pombos.
Vamos imaginar a urna:
8 bolas brancas:
- 6 com números maiores que 7
- 2 com números menores ou iguais a 7
12 bolas pretas:
- 9 com números maiores que 7
- 3 com números menores ou iguais a 7
>> Vamos retirar 10 bolas. Aqui podemos ter vários cenários, certo? Poderíamos retirar só bolas pretas, 8 brancas e 2 pretas etc. etc. Para não pensar muito, vamos olhar as alternativas. Se a gente conseguir fazer com que a alternativa seja falsa, em algum dos cenários, a gente descarta.
.
A no máximo duas são pretas. >> Errado. Vamos pensar em um cenário em que você retire 10 bolas pretas. Veja que, aqui, não teríamos "no máximo" duas pretas.
.
B no máximo duas são brancas. >> Errado. Mesmo pensamento. Supondo que vocẽ retire 8 brancas e 2 pretas, aqui, teremos 2 brancas "no máximo"? Não.
.
C no máximo cinco têm números maiores do que 7. >> Errado. Vamos supor que você retire as 6 bolas brancas maiores do que 7 e 4 pretas maiores do que 7. Só com isso vemos que, neste cenário, não seriam apenas 5 bolas "no máximo".
.
D no mínimo cinco têm números maiores do que 7. >> Correto. Em qualquer cenário que você pegar, no mínimo, teremos cinco bolas maiores que 7.
>> Quer ver só? Vamos supor que você pegue as 2 bolas brancas menores ou iguais a 7 e as 3 pretas menores ou iguais a 7. Sobrariam 5 bolas para pegar, certo? Essas 5 bolas você pegaria das maiores que 7, necessariamente. Veja que aqui você pegou 5 maiores que 7, como diz a assertiva.
>> Outro cenário: Supondo que peguei as 10 bolas e vi que são maiores que 7. Ora, aqui, também, peguei, no mínimo, 5 maiores que 7.
.
E no mínimo cinco têm números menores ou iguais a 7. >> Errado. E se a gente pegar as 10 com números maiores que 7? Não haverá nenhuma, nesta amostra, que terá número menor ou igual a 7.
.
O segredo dessas questões é tentar negar a alternativa que o examinador der utilizando algum dos cenários possíveis. A única alternativa em que você não conseguir negar o que ele falar, pensando no melhor e no pior dos cenários, será o gabarito.
Bons estudos! :)
GABARITO: D.
Dados da questão:
Bolas brancas: 8:
- 6 bolas são maiores que 7.
- 2 bolas são menores ou igual(is) a 7.
Bolas pretas: 12:
- 9 bolas são maiores que 7.
- 3 bolas são menores ou igual(is) a 7.
Para responder esta questão é necessário conhecer o Teorema do Azarado ou Princípio da Casa dos Pombos. Dessa forma, sempre vamos trabalhar com a pior situação (por isso, Teorema do Azarado).
A) no máximo duas são pretas.
- Errado. Ele pode, por exemplo, ter o azar de tirar 10 bolas pretas seguidas.
B) no máximo duas são brancas.
- Errado. Ele pode, por exemplo, ter o azar de tirar até 8 bolas brancas seguidas.
C) no máximo cinco têm números maiores do que 7.
- Errado. Temos 15 bolas maiores que 7. Ele pode, por exemplo, ter o azar de tirar até 10 bolas maiores que 7 seguidas.
D) no mínimo cinco têm números maiores do que 7.
- Certo. Temos apenas 5 bolas menores ou igual(is) 7. Vamos supor que ele tenha o azar de tirar, seguidamente, 5 bolas menores que 7. As outras 5 bolas, obrigatoriamente, serão maiores do que 7. Além do mais, ele pode muito bem tirar, seguidamente, 10 bolas maiores do que 7.
E) no mínimo cinco têm números menores ou iguais a 7.
- Errado. Temos 15 bolas maiores que 7. Ele pode, por exemplo, ter o azar de tirar até 10 bolas maiores que 7 seguidas.