SóProvas


ID
5571130
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que diz respeito à Inconfidência Mineira (1789) e à Conjuração Baiana (1798), assinale a alternativa que destaca uma semelhança e uma diferença entre esses dois movimentos.

Alternativas
Comentários
    1. Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. 
    2. A Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
    3. Ambos os movimentos têm relação com a forma de governo da coroa sobre a colônia, seja por problemas administrativos, seja pela intensa exploração dos colonos.
    4. Ambos ocorreram no final do período colonial e em um contexto de crise.
  • O lema da Inconfidência Mineira era: "Liberdade, ainda que tardia", logo, envolvia a elite. Ambos movimentos do período colonial ocorreram num período de insatisfações, porém, a Conjuração Baiana levava a abolição da escravidão como um dos seus preceitos, fato este que nunca será lucrativo para elite, assim sendo um movimento popular.

  • Resposta dada pela professora de História do Cursinho do XI, Kaili Takamori

    Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema. 

    Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da... 

    https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/historia-conjuracao-baiana-x-inconfidencia-mineira/