O conhecimento sobre a legislação sobre medicamentos é importante para o desempenho das tarefas de todos os profissionais que estão envolvidos com as atividades da Farmácia, incluindo a hospitalar. A Lei 9787 de 1999 foi um marco na assistência em saúde, pois trouxe ao mercado brasileiro os medicamentos genéricos. Nessa lei, são apresentados inúmeros conceitos que deram base à outras resoluções e regulamentos técnicos desde então, de modo a instaurar, implementar, controlar e fiscalizar os medicamentos no país. A seguir, são descritos alguns dos conceitos presentes na Lei 9787/1999, seguido da sua definição. Julgue cada um dos itens como corretos ou incorretos de acordo com o conceito apresentado na referida lei.
I - Medicamento referência: produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
II - Medicamento genérico: aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
III - Denominação Comum Internacional (DCI): denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo recomendada pela Organização Mundial de Saúde.
IV - Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
Estão CORRETAS as assertivas: