SóProvas


ID
5573842
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Amparados por crenças religiosas sobre os alimentos, no judaísmo, o código alimentar é denominado Leis Kosher ou Kasher (permitido, apropriado) e, entre os muçulmanos, as regras alimentares são chamadas Halal (lícito, permitido). Nas indústrias, matadouros e/ou frigoríficos, os bovinos submetidos aos abates Kasher ou Halal seguem algumas características próprias que os distinguem do abate comum. Qual a principal diferença entre os abates religiosos (Kosher e Halal) e os comuns, rotineiros?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    .

    Abate Halal

    A insensibilização geralmente não é usada, porque provoca um decréscimo na sangria, e o sangue é considerado um produto proibido para o consumo. O animal deve ser abatido por um mulçumano praticante, a face do mesmo deve estar voltada para a meca e durante a degola deve-se orar pronunciando o nome de Alá. A faca que fará a degola deve estar bem afiada, fazendo um corte no pescoço em forma de meia-lua e o processo deve ser rápido, cortando os grandes vasos, traqueia e o esôfago, fazendo com que o sangue seja totalmente extraído da carcaça.

    .

    Abate Kosher ou Kasher

    Para os produtos Kosher, é necessária uma rigorosa fiscalização, por parte de agências certificadoras de produtos Kosher, no quesito alimentação, medicação dos animais e condições humanitárias da criação. A Kashruth não permite a insensibilização prévia dos animais e assim, o abate ocorre por degola direta, que é o corte único e profundo nas jugulares e carótidas. Este procedimento deve ser executado por um especialista, denominado Shochet e a sua faca chamada chalaf deve estar sempre afiada.

    O processo de depenagem ocorre manualmente e, por consequência, o abate se apresenta de forma mais lenta. O sangue de um animal não pode ser ingerido, por conferir impurezas espirituais ao ser humano. 

    No caso do abate de outros animais, o ritual é chamado de Schechita, e ocorre de forma muito semelhante ao de frango. Cada seção é precedida por uma prece especial denominada beracha e a inspeção dos animais é realizada para verificação de moléstias, injúrias e, principalmente a presença de aderências ou malformações, que condenarão o animal para o consumo.

    .

    Fonte: https://www.emvepjr.com/single-post/2019/04/18/saiba-mais-sobre-o-abate-halal-e-o-abate-kosher