SóProvas


ID
5575087
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As ações de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) eram anteriormente ofertadas de forma paralela ao processo de organização dos demais serviços de saúde, com baixo poder de resolubilidade. Com a implantação da Política Nacional de Saúde Bucal em 2004, a saúde bucal passou a ser ofertada de forma integral. Sete anos após o lançamento do Brasil Sorridente, o Ministério da Saúde concluiu, em 2011, o quarto levantamento epidemiológico de âmbito nacional na área da Saúde Bucal, intitulado SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Com base nesse estudo dos principais agravos em saúde pública, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O ataque de cárie em crianças de 5 anos, teve uma redução de quase 14% no resultado de 2010, quando comparado ao mesmo levantamento realizado em 2003.

( ) No que diz respeito às condições periodontais, avaliadas pelo Índice Periodontal Comunitário (CPI), A presença de cálculo e sangramento é mais comum aos 12 anos e entre os adolescentes. As formas mais graves da doença periodontal aparecem de modo mais significativo nos adultos (de 35 a 44 anos).

( ) Os problemas de oclusopatias severas ou muito severas somam 80% dos casos identificados com má oclusão do tipo: como mordida aberta, mordida cruzada, apinhamentos e desalinhamentos dentários, sobremordidas e protrusões, quando comparadas às oclusopatias brandas que somam apenas 20% do total.

( ) Com relação ao edentulismo, avaliado pela necessidade de prótese dentária, é importante destacar que, no Projeto SB Brasil 2010, as necessidades de próteses dentárias foram estimadas com a finalidade de proporcionar subsídios para o planejamento dos serviços de atenção secundária de caráter reabilitador. As próteses dentárias referidas foram a parcial e a total e, neste sentido, buscou-se verificar se a necessidade ocorria em um ou nos dois maxilares. Para os adultos que necessitam de prótese total em pelo menos uma das arcadas, não houve redução significativa do estudo de 2010 quando comparado ao de 2003.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os problemas de oclusão dentária, como mordida aberta, mordida cruzada, apinhamentos e desalinhamentos dentários, sobremordidas e protrusões, dentre outros, foram avaliados em crianças de 12 anos e em adolescentes (15 a 19 anos).

    Aos 12 anos, 38,8% apresentam problemas de oclusão. Em 19,9% dessas crianças, os problemas se expressam na forma mais branda. Mas 19,0% têm oclusopatia severa ou muito severa, sendo estas as condições que requerem tratamento mais imediato, constituindo-se em prioridade em termos de Saúde Pública.

    Com relação ao edentulismo, avaliado pela necessidade de prótese dentária, é importante destacar que, no Projeto SB Brasil 2010, as necessidades de próteses dentárias foram estimadas com a finalidade de proporcionar subsídios para o planejamento dos serviços de atenção secundária de caráter reabilitador. As próteses dentárias referidas foram a parcial e a total e buscou-se verificar se a necessidade ocorria em um ou nos dois maxilares. Em idosos de 65 a 74 anos, 23,9% necessitam de prótese total em pelo menos um maxilar e 15,4% necessitam de prótese total dupla, ou seja, nos dois maxilares. Estes números estão muito próximos dos encontrados em 2003.