SóProvas


ID
5576929
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPREMU
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ontem, os termômetros de Belo Horizonte registraram a temperatura mais alta deste começo de 2020: 34,3 ºC, e a previsão é que a onda de calor continue até sexta. Na capital do Rio de Janeiro, o último fim de semana também chamou atenção, com sensação térmica acima de 50 ºC. Não se trata de dois casos isolados: a temperatura global aumentou 1 ºC desde o século XIX.

O TEMPO, 14 jan. 2020. p. 19.

A situação climática que apresenta picos de alta e baixa temperatura, como os registros apontados no trecho dessa reportagem, podem ser explicados em função de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.

    Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

    As consequências das mudanças climáticas agora incluem, entre outras, secas intensas, escassez de água, incêndios severos, aumento do nível do mar, inundações, derretimento do gelo polar, tempestades catastróficas e declínio da biodiversidade.

    Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/150491-o-que-sao-mudancas-climaticas