-
Halo ou zona de tatuagem: é resultado da impregnação dos resíduos de combustão e semicombustão da pólvora, e das partículas sólidas do próprio projétil. Pode adquirir formatos arredondados nos tiros perpendiculares ou forma de crescente no caso de tiros oblíquos. Possui variações de cor, forma, extensão e intensidade conforme a pólvora. Através da análise da zona de tatuagem, a perícia pode estabelecer a distância exata do tiro ao utilizar a mesma arma e a mesma munição em vários tiros de prova.
-
Gab: D
A) Orla de enxugo ( = orla de Chavigny): decorre dos resquícios de pólvora, fuligem, e impurezas que o projétil carrega consigo ao adentrar na pele, limpando nela, assim, suas impurezas. É exclusiva dos orifícios de entrada. Projétil que entra mais de uma vez não forma orla de enxugo.
B) Halo equimótico ( = auréola/zona equimótica): zona superficial decorrente do tracionamento e rompimento dos pequenos vasos e capilares localizados nas vizinhanças do ferimento. Possui tonalidade violácea e está bem próxima à periferia do ferimento de entrada. Somente pode ser produzida quando a vítima estiver viva.
C) Orla de escoriação ( = orla de contusão): deve-se ao arrancamento da epiderme motivado pelo movimento rotatório do projétil antes de penetrar no corpo. Se o projétil perde o movimento de rotação, não se forma. Área pequena, milimétrica, que circunda o orifício de entrada.
D) Zona de tatuagem: é resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo. É exclusiva dos orifícios de entrada e permite determinar que o tiro foi efetuado a curta distância. Orienta quanto à posição da vítima e do agressor, tendo em vista que, nos tiros oblíquos, é mais intensa e menos extensa do lado do ângulo menor de inclinação da arma.
Avante!
Tenha paciência e confie em você!
-
QUESTÃO ANULADA PELA BANCA!
-
Questão anulada. Alguém sabe a justificativa da anulação?
-
A anulação ocorreu em razão da orla de enxugo e da zona de tatuagem serem características de tiro a curta distancia e também indicarem a entrada do disparo??
-
Acredito que tenham anulado algumas questões da prova devido a reclamações de plágio. Vide Q388922 da PC-SP 2014.
-
Não se trata de sinal indiscutível, pois roupas ou vestimentas podem absolver a pólvora, caso em que a zona de tatuagem fica retida no referido material.
No caso da questão, um gorro ou boné, por exemplo, poderiam reter os fragmentos de pólvora, e aí mesmo um tiro à curta distância não deixaria a zona de tatuagem marcada na pele.
-
Ainda que o tiro seja dado à curta distância, não é possível afirmar indiscutivelmente que haverá a presença da Zona de Tatuagem.
Ainda que os elementos do cone de dispersão apenas estejam presentes quando o tiro é dado a curta distância, a zona de tatuagem não estará presente caso o tiro tenha sido dado com um anteparo. No caso de o tiro ser dado no corpo da vítima com a presença de um anteparo, as micropartículas ficarão impregnadas neste, logo, não ocorrerá a zona de tatuagem. A ausência da zona de tatuagem não significa que indiscutivelmente o tiro não foi dado à curta distância, a presença significa que foi, mas, nessas ocasiões, caso o tiro tenha sido dado sem a presença de um anteparo e à curta distância, na lesão de entrada estarão presentes a orla de enxugo, orla equimótica e orla de escoriação, bem como a zona de tatuagem. Assim, como a questão não deixou clara que o tiro ocorreu sem um anteparo, não há resposta correta, principalmente pela palavra "indiscutível", visto que é super discutível.
Conforme leciona Hygino Hercules sobre a distância dos tiros: "deve ser avaliada com base na morfologia dos orifícios de entrada e das suas orlas de contorno, derivadas do cone de explosão. Na ausência de qualquer das orlas dependentes da explosão da carga prepolente e das marcas características do disparo com a arma encostada, a presunção é de se tratar de tiro de média ou longa distância. Contudo, os peritos não podem deixar de examinar as vestes, pois as zonas de esfumaçamento, tatuagem e queimadura podem ter sido barradas no plano do vestuário."
-
Trata-se de sinal indiscutível - acho que esse é o motivo da anulação.