SóProvas


ID
5577937
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Sobre o pensamento de Raimundo Nina Rodrigues, na escola criminológica brasileira do final do século XIX e início do século XX, pode-se afirmar, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA INCORRETA - LETRA D

    Nina Rodrigues defendeu ideias que hoje podem ser qualificadas como racistas, mas, à época, eram consideradas científicas e avançadas. Ele foi fortemente influenciado pelas ideias do criminólogo italiano Cesare Lombroso.

    No ano da abolição da escravatura, escreveu: "A igualdade é falsa, a igualdade só existe nas mãos dos juristas". Em 1894, publicou um ensaio no qual defendeu a tese de que deveriam existir códigos penais diferentes para raças diferentes..

    Nina Rodrigues foi um dos introdutores da antropologia criminal, da antropometria e da frenologia no país. Em 1899 publicou Mestiçagem, Degenerescência e Crime, procurando provar suas teses sobre a degenerescência e as tendências ao crime dos negros e mestiços.

    Os demais títulos publicados também não deixam dúvidas sobre seus objetivos: "Antropologia patológica: os mestiços", "Degenerescência física e mental entre os mestiços nas terras quentes". Para ele, negros e os mestiços se constituíam na causa da inferioridade do Brasil.

    Na sua grande obra, Os Africanos no Brasil, escreveu: "Para dar-lhe [a escravidão] esta feição impressionante foi necessário ou conveniente emprestar ao negro a organização psíquica dos povos brancos mais cultos (…) O sentimento nobilíssimo de simpatia e piedade, ampliado nas proporções duma avalanche enorme na sugestão coletiva de todo um povo, ao negro havia conferido (…) qualidades, sentimentos, dotes morais ou ideias que ele não tinha e que não podia ter; e naquela emergência não havia que apelar de tal sentença, pois a exaltação sentimental não dava tempo nem calma para reflexões e raciocínios".

    Nina discorre que, a inferioridade do negro – e dos não brancos – seria "um fenômeno de ordem perfeitamente natural, produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade nas suas diversas divisões e seções". No Brasil os arianos deveriam cumprir a missão de não permitir que as massas de negros e mestiços pudessem interferir nos destinos do país. "A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la (…) (dos) atos antissociais das raças inferiores, sejam estes verdadeiros crimes no conceito dessas raças, sejam, ao contrário, manifestações do conflito, da luta pela existência entre a civilização superior da raça branca e os esboços de civilização das raças conquistadas ou submetidas".

  • Nina Rodrigues defendia a existência de diferenças intelectuais e cognitivas entre raças. Aduzia que negros, mestiços brasileiros e índios formavam um bloco de seres inferiores mental e fisicamente. Apesar das ideias flagrantemente preconceituosas, as ideias de Nina Rodrigues gozaram de muito prestígio à época, especialmente considerando o contexto histórico em que o país vivia.

    Por ter nascido no Maranhão, bem como por ter sido um grande defensor das ideias do médico italiano Cesare Lombroso, Raimundo Nina Rodrigues era conhecido como “Lombroso dos Trópicos”

    Gabarito “D”

  • Vale lembrar que: a verdadeira Medicina Legal nacional se deve à criação, por Raymundo Nina Rodrigues (maranhense, conhecido como “o Lombroso dos trópicos”) de uma Escola brasileira de Medicina Legal na Bahia, constituída, entre outros, por Alcântara Machado, Júlio Afrânio Peixoto, Leonídio Ribeiro, Oscar Freire e Estácio Luiz Valente de Lima.

  • Escola criminológica brasileira do final do século XIX e início do século XX: ou seja, entre, por volta de 1900. Época em que, após a escravidão ser abolida, com a conseguinte queda do Império, o Congresso Nacional se pautava numa ideologia eugenista e racista de "branqueamento" da população brasileira, com a imigração de europeus, ao invés de conceder dignidade à população negra recém-liberta.

  • todas respostas parecem ter sido copiadas e colocas de algum lugar, como se alguém fosse estudar a teoria de CADA pessoa....

  • Alternativa INCORRETA D.

  • Para compreender o pensamento de Nina Rodrigues é preciso ter em mente que ele era tremendamente racistas, fundamentando nas teorias raciais do final do século XIX.

  • Para responder essa questão bastava saber:

    Criminologia Positivista:

    Internacional: Cesare Lombroso // Enrico Ferri foi genro e sucessor de Lombroso // Raffaele Garofalo

    Nacional: Tobias Barreto (parecido c/ Lombroso) // Nina Rodrigues (racista) // Afrânio Peixoto

    Lombroso - Itália: foi o pai do positivismo

    Nina Rodrigues-Brasil: Com postulados que foram considerados racistas, dizia que o negro era briguento, violento nas impulsões sociais e muito dado à embriaguez. Chegou a defender a existência de, pelo menos, quatro Códigos Penais no Brasil, que atendessem diversidades raciais e regionais.

    Gabarito: letra d

  • bastava saber que ele era conhecido como lombroso dos trópícos. dai matava a questão.