SóProvas


ID
5579401
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 14.129/2021 define, em seu art. 1º, sobre os princípios, regras e instrumentos para o aumento da eficiência da administração pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão. Esta Lei aplica-se:

I. Aos órgãos da administração pública direta federal, abrangendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público da União.

II. A empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que não prestem serviço público.

III. Às entidades da administração pública indireta federal, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que prestem serviço público, autarquias e fundações públicas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de questão a ser solucionada com apoio no teor do art. 2º da Lei 14.129/2021, que abaixo transcrevo:

    "Art. 2º  Esta Lei aplica-se:

    I - aos órgãos da administração pública direta federal, abrangendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União, e o Ministério Público da União;

    II - às entidades da administração pública indireta federal, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que prestem serviço público, autarquias e fundações públicas; e

    III - às administrações diretas e indiretas dos demais entes federados, nos termos dos incisos I e II do caput deste artigo, desde que adotem os comandos desta Lei por meio de atos normativos próprios."

    Do exame deste rol, percebe-se que as afirmativas I e III encontram perfeito respaldo no que estabelecem os incisos I e II, acima transcritos.

    Por seu turno, a assertiva II diverge da norma do inciso II, ao sustentar que a lei seria aplicável a empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que não prestem serviço público, o que contraria o teor do citado preceito, da leitura do qua verifica-se que tais entidades devem, sim, ser prestadoras de serviços públicos.

    Logo, apenas I e III são corretas.


    Gabarito do professor: C
  • I - Correta - art. 2º, I: Aos órgãos da administração pública direta federal, abrangendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público da União.

    II - Incorreta - art. 2º, §1º: Esta Lei não se aplica a empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que não prestem serviço público.

    III - Correta - art. 2º, II: Às entidades da administração pública indireta federal, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que prestem serviço público, autarquias e fundações públicas.