GAB B
Porém a questão para mim não possui gabarito correto, vejamos.
O PMO ou Escritório de Gerenciamento de Projetos é responsável por padronizar os processos de governança relacionados a projetos, podendo incluir uma perspectiva empresarial. Seu foco é em pessoas, processos e ferramentas. Mesmo considerando a orientação do PMBOK para gerenciar os projetos, é preciso estabelecer diretrizes levando em conta a cultura e realidade da organização.
Atribuições do PMO:
- Apoiar no gerenciamento de projetos ou gerenciar um ou mais projetos;
- Facilitar o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas;
- Capacitar profissionais na gestão de projetos;
- Coordenar as comunicações entre projetos;
- Prover as informações necessárias;
O PMO Pode ser definido conforme atuações abaixo:
- Suporte: mentoring ou consultoria. Possui nível de controle baixo, uma vez que fornece apenas o apoio com modelos, melhores práticas, lições aprendidas, treinamento e acesso a informações;
- Controle: verificação de conformidade. Possui nível de controle médio, uma vez que além de oferecer o suporte necessário aos gerentes de projetos, define mecanismos de controle, cobrando os resultados e marcos definidos para os projetos;
- Diretivo: execução. Possui nível de controle alto, uma vez que os PMO diretivos assumem o controle dos projetos, realizando diretamente o gerenciamento destes.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos que tenhamos conhecimentos sobre o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP)/Project Management Office (PMO). Neste caso, marquemos a alternativa descreve o tipo de PMO que possui um nível de controle alto nos projetos.
O Guia PMBPK 6 define um escritório de gerenciamento de projetos (EGP) como uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas. As responsabilidades de um EGP podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um ou mais projetos.
Nas organizações, existem vários tipos de EGP. Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, podendo ser:
- De suporte
- De controle
- Diretivo
Vejamos cada um dos tipos em detalhes...
De suporte: fornecem um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamento, acesso às informações e lições aprendidas em outros projetos. Este tipo de EGP atua como repositório de projetos. O nível de controle fornecido pelo EGP é baixo.
De controle. fornecem suporte e exigem a conformidade por vários meios. O nível de controle exercido pelo EGP é médio. A conformidade pode envolver:
- Adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos;
- Uso de ferramentas, formulários e modelos específicos; e
- Conformidade com as estruturas de governança.
Diretivo: assumem o controle dos projetos pelo seu gerenciamento direto. Gerentes de projetos são designados pelo EGP, e são subordinados a ele. O nível de controle fornecido pelo EGP é alto.
Nesta questão a banca pediu a alternativa que mostrasse o tipo de EGP que tem o nível de controle alto. O problema aqui é o seguinte: não temos dois tipos de EGP com nível de controle alto. Apenas o EGP diretivo tem o nível de controle alto. A EGP de suporte tem o nível de controle baixo.
Eu não concordo com o posicionamento da banca nesta questão. O PMBOK também não. A questão deve ser anulada já que não tem uma alternativa que corresponda ao que o Guia PMBPK dispõe sobre o assunto.
GABARITO DA BANCA: B
GABARITO SUGERIDO: ANULAÇÃO
Fonte:
Guia do CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK®) Sexta edição