SóProvas


ID
5582194
Banca
Prefeitura de Bauru - SP
Órgão
Prefeitura de Bauru - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A equidade é um princípio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com as afirmações que seguem, são exemplos de equidade:

I - A atenção à saúde destinada aos povos indígenas, que conta com o próprio calendário de vacinação e ações de prevenção e atendimento no local para suprir as necessidades de cada comunidade por conta de especificidades inerentes ao povo indígena.
II - Três pessoas aguardando atendimento médico numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) devido a condições de saúde sem risco de morte. Chega uma pessoa sofrendo um infarto. As três pessoas serão atendidas e na sequência, será atendido o infartado.
III - Dois pacientes precisam de uma medicação de alto-custo. A medicação será dada ao paciente que seja mais pobre, independente da situação da saúde deles.

Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • No Sistema Único de Saúde (SUS) a equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.
  • Questão cabe recurso. Será dado o medicamento ao mais pobre independente do seu estado de saúde? E se um dos dois estiver em estado mais grave precisando da medicação e por ventura não ser o “mais pobre”? Será dado a medicação ao mais pobre? Ou ao mais necessitado momentaneamente? Anularia fácil essa questão com recurso
  • Cabe recurso com certeza! Só pela frase Independente do seu estado de saúde!

  • Trabalhei no Alto Custo, nesse caso os dois receberiam a medicação, independente da renda, questão deveria ser anulada.

  • QUESTÂOCABE RECURSO

    Suponhamos que o paciente 1 receba 600,00 ao mês e tem a sua saúde estável e o Paciente 2 receba ganhe 700,00 e em estado mais grave de saúde, nesse caso em questão seria injusto o paciente 1 receber e o outro não. Fugindo totalmente do conceito de equidade, o correto é avaliar a situação e ser justo para as duas partes. No enunciado um paciente é privilegiado e outro prejudicado, a questão deveria ter especificado o quanto um paciente é mais pobre que o outro, pois se um tem 1,00 a mais na sua renda já é considerada mais rica que a outra. Questão deve ser anulada.

  • Lembrem-se, um dos princípios do SUS é a EQUIDADE!

    # Tratar os desiguais de forme desigual!

    Por que? Pois os mais pobres possuem menos condições de se manterem longe de doenças e infecções! Enquanto o mais rico possui mais chance não apenas de se prevenir como também de recuperar sua saúde de forma mais rápida!

  • Mesmo eu não concordando com tal situação... Interpretei da seguinte forma: O papel da equidade é diminuir a desigualdade e não ser injusto na hora de ofertar os serviços públicos aos mais necessitados, ou quem dele mais precisar. Como a questão falou de alto- custo, quem tem prioridade é a pessoa que possui menor poder aquisitivo para conseguir ter acesso ao medicamento.

  • Quem errou acertou.

  • Questão complicada.