-
Errada. É usual chapiscar o pilar e fazer uso de telas metálicas na interface pilar-alvenaria para evitar o aparecimento de fissuras.
-
Errada! Não é usual.
Opcional: Chapisco.
Obrigatório: Amarração.
-> Deverá ser prevista ferragem de amarração da alvenaria nos pilares com objetivo de evitar fissuras que podem ocorrer nas ligações entre estrutura e alvenaria.
-
Ligação das paredes com pilares precisa de reforço
- Uso de telas metálicas ou ferros-cabelo;
- Como regra geral, a ligação alvenaria-pilar é feita com argamassa de assentamento;
-> As ligações podem ser reforçadas com o uso de ferros de espera (ferro-cabelo) chumbados durante a própria concretagem do pilar;
-> Juntas flexíveis
- Ajudam a evitar fissuras;
- A melhorar a ligação entre a alvenaria e o pilar;
- A equilibrar as deformações diferenciais entre os sistemas;
- Evitam o surgimento de fissuras nessas regiões de interface.
Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/71/artigo285261-1.aspx
Vá e vença, que por vencido não os conheça.
-
ERRADO
No encontro da parede de alvenaria com o pilar, é usual rebocar a face de contato do pilar, para se obter um assentamento vertical uniforme da alvenaria.
O erro da questão é que o chapisco não regulariza nada, pode sim usar chapisco para aumentar a aderência, o que não dispensa o "ferro cabelo" ou tela de aço.
Q67550 O preparo de faces de pilares e fundos de vigas e lajes para o recebimento da alvenaria de vedação envolve a molhagem e o chapiscamento de todas as regiões que entrarão em contato com a alvenaria. CORRETO
-
NBR 8545/1984
- 4.1.6 Recomenda-se chapiscar a face da estrutura (lajes, vigas e pilares) que fica em contato corn a alvenaria.
A técnica de edificar / Walid Yazigi. - 10. ed. rev. e atual. - São Paulo : Pini : SindusCon, 2009
- 8.6 - ALVENARIA EM BLOCOS CERÂMICOS VAZADOS
- 8.6.12.3.2 EXECUÇÃO DO SERVIÇOS
- Elevação das paredes
- A argamassa de assentamento é aplicada na parede do bloco por meio de colher de pedreiro ou de desempenadeira de madeira, de modo a formar cordões contínuos nos dois lados do bloco. No encontro da parede com o pilar, o bloco deve ser assentado com a argamassa da junta vertical já sobre ele colocada, precisando ser o bloco fortemente comprimido sobre a estrutura (previamente chapiscada) para melhor ligação entre eles.
Ou seja, a argamassa vai no bloco e é para melhorar a aderência com o pilar, não pra deixar "bonitinha" a junta vertical.