SóProvas


ID
5583610
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

“O Brasil veio a conhecer a atividade de imprensa relativamente tarde em relação a outros países do continente. Enquanto ela chegou ao México em 1539, ao Peru em 1583 e às colônias inglesas por volta de 1650, a reprodução gráfica aportou no Brasil sob o manto da coroa portuguesa, fugida para cá em 1808” (MARINGONI, Gilberto. AGOSTINI, Angelo. A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910. Pg. 26. Devir Livraria, 2011).

São características predominantes de determinada publicação datada de 10 de setembro de 1808: o fato de ser a única permitida a circular na colônia; a existência de textos elogiosos a respeito da família reinante; possuir quatro páginas e não apresentar imagens.

A publicação impressa a que o enunciado se refere é: 

Alternativas
Comentários
  • Primeiro periódico publicado em 1808 depois da transferência da família real e da corte para o Brasil, constituía um privilégio dos funcionários da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, mas o nº 1 deixou bem claro que não se tratava de uma publicação oficial, respondendo o governo apenas por aqueles textos que mandasse imprimir em seu nome. O resto seria da responsabilidade do redator. E a Gazeta teve três redatores. O primeiro foi o pouco conhecido padre Tibúrcio José da Rocha, que em 1813 foi substituído por uma figura de maior relevo intelectual: Manuel Ferreira de Araújo Magalhães, um baiano que era professor no Rio de Janeiro na Academia Real dos Guardas-Marinhas e depois na Academia Militar.

    Tradutor de obras científicas e autor de compêndios para os estudantes daquelas academias, permaneceu na redação da Gazeta até 1821, tendo nos anos de 1813 e 1814 redigido ainda o primeiro jornal científico do Brasil, O Patriota​​​​. Francisco Vieira Goulart foi o último redator da Gazeta. Natural dos Açores, fora professor régio de Filosofia Racional e Moral na Capitania de São Paulo e dirigira mais tarde, a partir de 1812, o Laboratório Químico Prático do Rio de Janeiro. Quando eclodiu o movimento constitucional redigiu o periódico de curta duração O Bem da Ordem, sendo em seguida incumbido da redação da Gazeta.