-
Gab: D
Orla ou Zona de Tatuagem: Proveniente dos resíduos maiores(sólidos) de pólvora incombusta ou parcialmente combusta.
Orla de Chamuscamento e queimadura são as mesma coisa/ Orla de tisnado não existe/ Orla de esfumaçamento é causada apenas pela disposição da fuligem oriunda da combustão da pólvora.
-
"a orla que custa mais a desaparecer" , se desaparece não é tatuagem, é esfumaçamento ué...
-
Acredito que esse "custar a desaparecer" foi no sentido de a orla deixar de existir conforme a distância do tiro aumenta, já que à longa distância não temos essas orlas. Pela lógica, a fuligem e a queimadura precisam de uma proximidade maior que os resíduos que formam a orla de tatuagem. Não sei se está certo o raciocínio, mas foi o que pensei para responder.
-
Zona de Esfumaçamento
Se o disparo for efetuado de uma distancia maior (30 cm), a fumaça decorrente do disparo poderá atingir o alvo e depositar-se ao redor do ferimento de entrada, produzindo a chamada zona de esfumaçamento.
Zona de tatuagem
Tocchetto explica que a zona de tatuagem é formada pelos resíduos maiores (sólidos) de pólvora incombusta ou parcialmente comburida e pequenos fragmentos que se desprendem do projétil que, ao atingirem o alvo, nele se incrustam ao redor do orifício de entrada. Devido à maior massa e à maior força viva, vencem maior distância e penetram no material do alvo como microprojéteis, incrustrando-se neste de forma mais ou menos profunda, não sendo removíveis, em sua maioria, por lavagem.
Fonte : Balística forense e lesões por projéteis (artigo da internet)
-
Questão com enunciado mal elaborado, na minha opinião.
Mas uma análise das alternativas já clareia a interpretação - o examinador quer saber qual orla tem maior alcance nos tiros a curta distância.
Do menor para o maior alcance:
1) Orla de queimadura ou chamuscamento - acontece pela proximidade dos gases quentes com a pele e pelos.
2) Orla de esfumaçamento ou tisnado - fuligem, grânulos de pólvora combusta. São mais leves, portanto, têm menor alcance.
3) Orla de tatuagem - grânulos de pólvora incombusta. Por serem mais pesados, atingem distâncias maiores - é nosso gabarito. Pois é a orla que tem maior alcance, ou seja, ainda persiste em distâncias maiores entre a arma e o alvo.
Gabarito = alternativa D.
Mentoria Perícia e Polícia | www.mapaconcursos.com.br
-
Fonte:@projeto_1902 (meus estudos dirigidos)
Nos disparos feitos a curta distância (efeitos secundários), a orla que custa mais a desaparecer, conforme a boca da arma vai se afastando do alvo, é a de:
#ZONA DE CHAMA (de chamuscamento ou zona de queimadura):
- Produzida pelos gases superaquecidos e inflamados que se desprendem por ocasião dos TIROS ENCOSTADOS
- Produzem queimadura da região, dos pelos e das vestes.
- Zona que circunda o orifício de entrada, nos tiros perpendiculares e está presente nos tiros encostados ou muito próximos.
- Serve para auxiliar na descoberta da distância e direção do tiro, da quantidade de carga (pólvora) e do ambiente em que foi realizado o tiro.
#ZONAS DE ESFUMAÇAMENTO:
- Produzida pelo depósito de fuligem oriunda da combustão ao redor do orifício de entrada.
- Formada pelos resíduos finos e impalpáveis, são pequeníssimas partículas, facilmente removidos por lavagem.
- Suas dimensões e seu grau de concentração servem para auxiliar na descoberta da distância e direção do tiro.
- Está presente nos TIROS À CURTA DISTÂNCIA. (Se a região atingida estiver coberta por vestes, estas poderão reter o depósito de fuligem.)
#ZONA DE TATUAGEM: ((ROSA)
- Produzida pelos grãos de pólvora (combusta ou não) que, ao atingirem o alvo, nele se incrustam ao redor do orifício de entrada.
- São os resíduos maiores (sólidos) de pólvora incombusta ou parcialmente comburida e pequenos fragmentos que se desprendem do projétil.
- Devido à maior massa e à maior força viva, vencem maior distância e penetram no material do alvo como micro projeteis, incrustando neste de forma mais ou menos profunda, não sendo removíveis por lavagem.
- Está presente nos TIROS À CURTA DISTÂNCIA
- É uma orla também conhecida como ROSA que custa mais a desaparecer, conforme a boca da arma vai se afastando do alvo ela aumenta a área atingida
#SINAL DE HOFMANN :
- Produzida em disparos efetuados com a BOCA DO CANO ENCOSTADA à pele.
- A expansão dos gases ocorrerá dentro de um túnel aberto pelo projétil, em que as bordas da lesão ficam dilaceradas, devido ao refluxo de gases, e voltadas para fora. SÃO BORDAS EVERTIDAS
- INTERNAMENTE o efeito explosivo gera intensa devastação de tecidos, formando‐se no trajeto a chamada “CÂMARA DE MINA DE HOFMANN”.
#SINAL DE PUPPE‐WERKGARTNER:
- Produzida em disparos efetuados com A BOCA DO CANO ENCOSTADA.
- Ao redor do orifício de entrada fica a marca do cano da arma, formado por queimadura.
#SINAL DE BENASSI:
- Produzida na tábua óssea do crânio e de arcos costais, EM DISPAROS ENCOSTADOS OU BEM PRÓXIMOS.