SóProvas


ID
5585248
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itapecerica - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Ransonware será o queridinho das bancas por um tempo!!!
  • Letra A.

    Ransomware = Torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento e que exige PAGAMENTO DE RESGATE.

    Fonte: Baseada nos PDFs do Estratégia Concursos.

  • RANSOMWARE

    • Código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso.

    BACKDOOR

    • Praga digital que, após instalada, tem como principal característica permitir o acesso remoto por meio de uma das portas do host.

    SPYWARE

    • Código malicioso que monitora as atividades de um sistema e envia as informações coletadas para terceiros.

    VÍRUS

    • Programa malicioso que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Precisa de hospedeiro.

    Gab.A

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware utilizado para sequestrar os dados do usuário e exigir o pagamento do resgate para realizar a liberação.

     

    A) Correta - O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos.  

    B) Incorreta – O malware “Backdoor” tem como função fornecer ao cracker portas de acesso à máquina do usuário para que o criminoso virtual consiga realizar o controle remoto da máquina.

    C) Incorreta – O “Spyware” é um malware utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.

    D) Incorreta - Vírus é um código malicioso, que começa a se auto replicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina. 

     

    Gabarito – Alternativa A.

  • GAB-A

    Ransomware

    Ransomware é um malware que criptografa arquivos importantes no armazenamento local e de rede e exige um resgate para descriptografar os arquivos. Os atacantes desenvolvem esse malware para ganhar dinheiro com extorsão digital.

    A gente sonha a vida inteira e só acorda no fim...

  • Um Ransomware é um malware que contamina o computador do usuário e criptografa seus arquivos pessoais e até mesmo o sistema e exige um resgate, normalmente em bitcoins, para liberar os arquivos.

    Aprofundando,

    Atualmente, o WannaCry e o Petya são os mais famosos por terem atacado em um curto espaço de tempo centenas de milhares de computadores no mundo todo, exigindo um resgate em um prazo, do contrário apagavam os arquivos do computador.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • Ransomware: Criptografa os dados do computador da vítima e pede um pagamento pelo “resgate” dos dados. Pode ser do tipo crypto (sequestra os dados) ou do tipo locker (sequestra o equipamento).

    Backdoor: Porta dos fundos. Permite um retorno do invasor ao PC comprometido.

    Spywares: Programa espião que busca adquirir informações pessoas de usuários. Seu objetivo principal não é adquirir informações confidenciais de empresas.

    - Para ser instalado, é necessário ser executado.

    - Alguns tipos:

    • Keylogger: captura o que é digitado no teclado. (Pode ser utilizado para fins maliciosos ou não, por exemplo, pode ser usado para recuperar informações)
    • Screenlogger: armazena a posição do cursor e a tela apresentada no PC.
    • Adwares: exibem propagandas de forma não autorizada, em geral, baseadas no comportamento do usuário, sem seu consentimento.

    Vírus: É um programa ou parte de um programa de computador que insere seu código dentro de um outro arquivo e precisa ser executado. Não confundir com worm, que se propaga automaticamente pela rede, enviando cópias de si mesmo entre PCs.