-
Um dos erros muito cometidos ao se pensar a desenvolvimentista, é pensar que ela não tem reflexões sobre o desenvolvimento integral (motor, afetivo e cognitivo)
-
Na abordagem Desenvolvimentista (Gallahue e J. Connoly). Para Tani et alii (1988) a proposta é dirigida especificamente para crianças de 04 a 14 anos, segundo eles é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora.
-
(_v_) O foco desta abordagem é o movimento por si só, princípio, meio e fim.
(_v_) Os conceitos de habilidades motoras são os mais importantes, pois são por eles que os seres humanos se adaptam e resolvem os problemas.
(_f_) por essa abordagem, o desenvolvimento das aulas dentro de uma visão sistêmica e integral do desenvolvimento motor, inibe processos de socialização, cognição e afetividade. Não inibem, mas não é o principal foco, o foco da abordagem desenvolvimentista de Go Tani é trabalhar o movimento como meio e fim.
-
A abordagem desenvolvimentista se preocupa com o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, entre elas as habilidades locomotoras, de manipulação e de estabilização.
No Brasil, Go Tani (1988) é o representante desta abordagem. O autor explica que a Educação Física deve se preocupar com o crescimento e desenvolvimento motor, pois para esta abordagem defende que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física. Por ser mais biologiscista, a abordagem Desenvolvimentista possui um conceito de saúde indireto, se resumindo à preocupação com a aprendizagem das habilidades motoras, pois é através delas que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano (DARIDO, 2001).