SóProvas


ID
5586541
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Rebelião ocorrida entre 1893 e 1894 - anos iniciais da Primeira República no país - organizada por integrantes da Marinha do Brasil. Um dos objetivos dessa revolta era a reivindicação de equidade salarial entre marinha e exército. Assinale a alternativa que apresente o nome dessa rebelião:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra os dois primeiros governos republicanos do país, que estavam tomando feições de uma ditadura militar. Wikipédia

    Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

    Data de início: 1893

    Período: Primeira revolta: novembro de 1891; Segunda revolta: setembro de 1893 – março de 1894

    #estudaqueavidamuda

  • Alternativa:'a'

    • Foi liderada pela Marinha, entre 1891 e 1894, no Rio de Janeiro, e, no Sul do país, integrou a Revolução Federalista.

    • Suas causas foram o autoritarismo de Deodoro da Fonseca, que fechou o Congresso, e o descumprimento de Floriano Peixoto ao não convocar novas eleições em 1891.

    • Seus objetivos eram exigir maior participação no governo republicano e melhores salários.

    • Primeira Revolta da Armada (1891): Os marinheiros se revoltaram contra a decisão autoritária de Deodoro da Fonseca de fechar o Congresso. A renúncia do primeiro presidente, em novembro de 1891, encerrou-a.

    • Segunda Revolta da Armada (1892-1894): Novamente os marinheiros se revoltaram, desta vez contra Floriano Peixoto, que não cumpriu os dispositivos constitucionais de convocação de novas eleições. Percebendo a derrota no Rio de Janeiro, os revoltosos migraram para Santa Catarina, onde acontecia a Revolução Federalista, e apoiaram os gaúchos.

    • Interferências estrangeiras: Estados Unidos e Portugal participaram da Revolta da Armada. Os norte-americanos, ao enviarem uma frota para ajudar Floriano Peixoto a derrotar os revoltosos, e os portugueses, ao concederem asilo aos líderes da Armada.

    • Suas consequências foram o fortalecimento da república por Floriano Peixoto, que usou da força para derrotar as revoltas em seu governo, e a ascensão dos civis ao poder com a eleição de Prudente de Moraes.

  • O principal objetivo da Primeira Revolta da Armada era forçar o presidente Deodoro da Fonseca a reabrir o Congresso e terminar o estado de sítio.

    Também queriam igualar os direitos e salários do Exército e da Marinha e aumentar o protagonismo desta arma no governo.

    Já a Segunda Revolta da Armada lutava contra a violenta repressão de Floriano Peixoto durante a Revolução Federalista que ocorria no sul do país na mesma época. Os líderes de ambas as revoltas entraram em contato e buscaram se unir.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/revolta-da-armada/