Gabarito: Letra A
Isso porque, conforme leciona o Professor Roberto Blanco, não haverá ruptura do hímen complacente ou transigente, pois este é muito fino e/ou elástico.
Complementando...
O hímen pode estar: Íntegro; com rotura completa; com rotura incompleta; com agenesia (ausência congênita do hímen); complacente ou transigente (muito fino ou elástico); reduzido a carbúnculos mirtiformes (retalhos de hímen roto por diversos partos vaginais).
Além disso, o exame no hímen é importante também para estimar o tempo da violência, com base na cicatrização. Genival Veloso França traz a seguinte classificação: muito recente - 1 a 6 dias; recente - 7 a 20 dias; antigas - mais de 20 dias e bordas fibrosas.
Para determinar o local da rotura, é utilizada uma das seguintes classificações: Sistema Cronométrico de Lacassagne - divide o hímen como um relógio, determinando o local da rotura em horas. Ex: Rotura às 6h; Quadrantes de Oscar Freire - separa o hímen em graus.
Obs: Há, no youtube, um curso completo de Medicina Legal do Prof. Roberto Blanco.
Obs: favor comentar eventuais erros ou complementos.
A) à vítima possuir membrana complacente. CERTO, também chamado de TRANSIGENTE, é aquele que permite conjunção carnal sem se romper pois é muito fino ou elástico - até 10% das mulheres podem ter.
B) à vítima possuir hímen imperfurado. ERRADO, imperfurado = sem abertura
C) à vítima apresentar membrana himenal rota. ERRADO, é aquele que se rompeu, que apresente uma ruptura - bordas irregulares com cicatrização, diferente do entalhe que é congênito e apresenta bordas regulares.
D) à vítima apresentar carúncula himenal. ERRADO, apresenta retalhos de hímen roto (tubérculo) pelos múltiplos partos vaginais.