-
GABARITO: A
SINAIS GERAIS INTERNOS DAS ASFIXIAS
1) Equimoses viscerais/manchas ou petéquias de TARDIEU: principalmente nas regiões sub-conjuntival, sub-pleural e sub-epicardica;
2) Sangue fluído com cor enegrecida, SALVO nos casos de morte com monóxido de carbono, em que o sangue fica de cor de cereja e nos casos de afogamento, em que o sangue é claro.
3) Congestão polivisceral.
Lembrando que as Manchas de Tardieu são comuns a todas as asfixias, entretanto na morte por afogamento, encontramos as manchas de Paltauf.
Fonte: questões/comentários do qc.
-
manchas de Tardieu são pequenas manchas arredondadas de sangue coagulado, localizadas sob a pleura, pericárdio e tubo digestivo e que podem surgir em casos de morte por asfixia.
nomenclaturas que são sinonimas: equimoses viscerais; infiltrações de Welsch
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EQUIMOSE: Sangue infiltrado nas malhas dos tecidos -> GÊNERO
ESPÉCIES:
A) PETÉQUIA = EQUIMOSE EM FORMA DE PONTO
B) SUGILAÇÃO: AGLOMERADO DE PETÉQUIAS = "CHUPÃO"
C)SUFUSÃO: LENÇOL HEMORRÁGICO = CHAMADO DE EQUIMOMA (A NOMENCLATURA PODE CONFUNDIR COM O GÊNERO)
-
por que produzidas " à distância"? que significa este termo "distância"?
-
As petéquias equimóticas de Tardieu são produzidas:
A) à distância, por asfixia.
Sinais Internos:
Os sinais internos existem em grande número, e podem ser divididos em:
1) Sinais Locais
·Lesões dos vasos: incidem sobre as artérias. Excepcionalmente podem incidir sobre as veias. O Sinal de Amussat, constituído da secção transversal da túnica íntima da artéria carótida, é comum nas proximidades de sua bifurcação. Essas roturas podem ser únicas ou múltiplas, superficiais ou profundas, visíveis a olho nu ou não. São mais encontradas nos laços finos e duros. O referido sinal é mais encontrado na artéria do lado oposto do nó.
·Lesões na parte profundada pelé e da tela subcutânea do pescoço: caracterizada por sufusões hemorrágicas da parte profunda da pelé e da tela subcutânea. Essas alterações são mais frequentes e intensas no lado contrário ao nó.
·Lesões da coluna vertebral: nos casos de queda brusca do corpo, podem surgir fraturas ou luxações de vértebras cervicais.
·Lesões do aparelho laríngeo:fratura das cartilagens tireóide e cricóide, e fratura do osso hióide.
2) Sinais a Distância
São encontrados das asfixias em geral, como congestão polivisceral, sangue fluido e escuro, pulmões distendidos, equimoses viscerais e espuma sanguinolenta na traquéia e nos brônquios.
https://marianareina.jusbrasil.com.br/artigos/151861493/as-asfixias-mecanicas-ou-medico-legais
-
São as chamadas PETÉQUIAS, também chamadas MANCHAS DE TARDIEU. São encontradas em quase todos os tipos de asfixia, aparecem geralmente na região subpleural e supepicárdica (abaixo das membranas que recobrem o pulmão e o coração). Possuem forma arredondada, puntiforme ou em forma de lentilha ou de sufusões sanguíneas.
>> As MANCHAS DE TARDIEU são petéquias violáceas, em pequeno número — três ou quatro —, ou aglomeradas em grande quantidade, que recobrem a superfície pleural, interlobares e basilares dos pulmões, do pericrânio e, nos recém-nascidos, do timo.
>> Manchas equimóticas LENTICULARES DE TARDIEU: possuem o tamanho de uma lentilha e são características de asfixia mecânica do tipo sufocação direta.