SóProvas


ID
5587186
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Icapuí - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na História da Política Social, verifica-se que a Seguridade Social se estruturou nos países capitalistas tendo como referência a organização social do trabalho, muito embora, cada país tenha sua especificidade, em decorrência de questões estruturais, como o grau de desenvolvimento do Capitalismo e de questões conjunturais, como a organização da classe trabalhadora. Acerca desse assunto, assinale a assertiva INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A resposta é a letra C, pois troca o nome do modelo. De acordo com Boschetti (2009, p. 2), “o chamado modelo bismarckiano é considerado como um sistema de seguros sociais [...]. No que se refere aos direitos, os benefícios cobrem principalmente (e às vezes exclusivamente) os trabalhadores, o acesso é condicionado a uma contribuição direta anterior e o montante das prestações é proporcional à contribuição efetuada”.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    C – Correta.

    A, B, D e E – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência:

    BOSCHETTI, I. Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.

  • No chamado modelo beveridgiano, no que se refere aos direitos, os benefícios cobrem principalmente (e às vezes exclusivamente) os trabalhadores, o acesso é condicionado a uma contribuição direta anterior e o montante das prestações é proporcional à contribuição efetuada.

  • Alternativa C.

  • As características apresentadas na alternativa C dizem respeito ao modelo bismarckiano. Quanto ao modelo beveridgiano "os direitos têm caráter universal, destinados a todos os cidadãos incondicionalmente ou submetidos a condições de recursos, mas garantindo mínimos sociais a todos em condições de necessidade."

    Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação - Boschetti