Resposta Correta: Alternativa D
O sistema de aspersão de espuma é indicado para ambientes com risco de incêndio classe “B” (O fogo é causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis, combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos);
Embora seja indicado para incêndios de classe B, o extintor de espuma mecânica também atua bem no combate a incêndios de classe A.
Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.
Agente Extintor: Espuma mecânica
Indicação: É indicado para incêndios da classe A e B. Seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento.
OBS (PROIBIDO): seu uso é proibido para incêndios de classe C (Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas)
Os sistemas de espuma e resfriamento são muito utilizados na extinção de incêndios envolvendo líquidos combustíveis e inflamáveis (classe B) (hidrocarbonetos ou solventes polares), como a gasolina, o querosene, óleo diesel e álcool, por exemplo.
Fonte: https://www.bucka.com.br/sistemas-de-espuma-e-resfriamento/
Classificação de incêndios
Classe: A
Natureza do fogo: Incêndio originado pela queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos como papel, madeira, plásticos termoestáveis, borrachas, tecidos e fibras orgânicas.
Classe: B
Natureza do fogo: O fogo é causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis, combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos.
Classe: C
Natureza do fogo: Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc.
Classe: D
Natureza do fogo: Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.