-
PROCESSO:Qualquer atividade que recebe uma entrada (input), realiza uma transformação agregando-lhe valor e gera uma saída (output) para um CLIENTE EXTERNO ou INTERNO.Hierarquia do ProcessoMACROPROCESSO: é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções da organização. Dependendo da complexidade do processo este é dividido em subprocessos.SUBPROCESSO: divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizado seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento.Os subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compõem, e em um nível mais detalhado em tarefas. Fonte:http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=macroprocessos&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=macroprocessos&fp=432e932d30ce3f1e
-
Não iniciam e terminam com o cliente. O cliente na realidade esta na ponta final do processo saída ou "autput".
-
a questão diz que as tarefas iniciam e terminam com o cliente externo. Errado
os funcionários também são clientes, mas os internos
por ex.: a construçao de um carro
"A" fica responsável pelos parafusos
"B" pela porta do carro
"C" pelo motor etc
nesse caso "A" é forncedor interno de "B", e este, por sua, vez é cliente de "A" e assim por diante
quando o carro está concluido "D" vai na loja e o compra. Ele é o cliente externo
-
Os processos e subprocessos são detalhamentos do macroprocesso e não processos diferentes com outro nível de complexidade. A complexidade de um macroprocesso será sempre a mesma, grande ou pequena, Se for grande mais processos e subprocessos complexos ela terá, se for menor ela terá menos. É o conjunto dos processos que determina a compllexidade, ele não é um atributo de um processo isolado. Até porque dentro da visão por processos não se deve considerar os processos de forma isolada.
-
Apenas o processo que possui a definição: "conjunto de atividades que iniciam e terminam com o cliente externo", livro do Sordi. o macroprocesso tem relevancia estrategica e o subprocesso envolve de atividades de 1 ou mais departamentos
-
Fiquei com dúvida pois achava que subprocesso era um conjunto de atividades subdivididas que pertenciam a um processo e não a um MacroProcesso.
SUBPROCESSO: divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizado seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento.
Alguém sabe explicar?
-
Não necessariamente pode começar e terminar com o cliente,
existem outras entidades que podem estar envolvidas:
Pode existir como entrada e saída: - Fornecedor
- Mercado
- Cliente
Fonte: http://www.ccuec.unicamp.br/gepro/pdf/Gestao_Processos_UNICAMP_170903.pdf
Página 12
-
A questão está errada por dois motivos:
1 - cliente externo. Não necessariamente cliente e não necessariamente externo.
2 - variando apenas o nível de complexidade. A diferença entre Macrop P e Subprocessos, não diz respeito a complexidade, e sim a abrangência e objetividade da tarefa. O subprocesso é mais focado, ao passo que o macro mais genérico. O subprocesso é mais operacional e o macro mais estratégico.
-
A questão traz uma afirmação que não é sempre verdadeira. O processo normalmente termina
com o cliente sendo atendido, mas nem sempre se inicia assim.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
-
Estratégia Concursos:
"A questão traz uma afirmação que não é sempre verdadeira. O processo normalmente termina com o cliente sendo atendido, mas nem sempre se inicia assim. O gabarito: errada. "