SóProvas


ID
5587900
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
TJM-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Analista Judiciário, em sua estação de trabalho, recebeu um comunicado do setor de TI, solicitando a desinstalação do software ABC de seu computador, que possui um Sistema Operacional Windows 10. Sabe-se que o software ABC foi instalado pelo setor de TI no diretório padrão de instalação de programas do Windows. O Analista Judiciário, então, visualizou a área de trabalho, selecionou o ícone de abertura do referido programa clicando sobre ele e, em seguida, pressionou o botão delete do seu teclado. Sobre o procedimento realizado, analise as afirmativas a seguir.
I. O software não foi desinstalado, já que este não é o procedimento adequado de desinstalação de programas em ambientes Windows.
II. O ícone deletado é, na verdade, um atalho para o software; que, após a realização da operação de delete, é movido para lixeira.
III. No Windows, o atalho de desktop se trata apenas de um facilitador para a abertura de programas, que armazenam o caminho completo do endereço onde o software está instalado.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A pessoa apenas deletou o atalho, para desinstalar de fato o programa a pessoa deve acessa-lo dentro das configurações do Windows (Windows+i) em aplicativos e recursos, onde ao clicar no programa desejado, aparecerá a opção de instalar.

    Mas venhamos e convenhamos, que TI preguiçoso em. O certo é o TI ir lá e desinstalar o programa, qualquer um pode então instalar e desinstalar um programa? kkkkk

  • A questão aborda conhecimentos da forma de desinstalação de softwares no Windows, bem como da funcionalidade dos atalhos.

     

    Item I – Ao deletar um atalho ou apenas o ícone do software, o usuário estará apenas excluindo uma forma de acesso ao programa, mas não estará desinstalando, uma vez que os arquivos do software continuarão presentes no computador. Uma forma correta de se desinstalar um programa é acessando o painel de controle, clicando em “Desinstalar um programa” e selecionar o programa desejado. Portanto, o item I está correto.

    Item II – Quando o usuário pressionou a tecla “Delete” com o ícone selecionado, o atalho será movido a lixeira, mas o programa não será desinstalado. Portanto, o item II está correto.

    Item III – Os atalhos são uma extensão de arquivos utilizados para facilitar o acesso a determinado software. Portanto, o item III está correto.

     

    Gabarito – Alternativa A.

  • II. O ícone deletado é, na verdade, um atalho para o software; que após a realização da operação de delete, é movido para lixeira.

    É só eu, ou mais alguém também achou ambígua a forma como está redigida a oração? Eu interpretei como se o "que" estivesse retomando "software", e não "aplicativo".

    Marquei como errada por conta disso.

  • Se um analista judiciário faz uma besteira dessas, então você também pode ser um concursado, meu amigo!

  • Dá para entender o que ele quer dizer, mas há trechos ambíguos na questão:

    "solicitando a desinstalação do software ABC de seu computador, que possui um Sistema Operacional Windows 10."

    "na verdade, um atalho para o software; que, após a realização da operação de delete, é movido para lixeira." é movido para a lixeira o atalho ou o software?

  • Mais português do que informática.. Mas ainda vejo o pronome retomar "software"