SóProvas


ID
5589982
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.


Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.


Qual medida promove a participação social descrita no texto?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    O texto fala de uma participação da população/sociedade no desenvolvimento das áreas urbanas, a única medida que promove essa participação é a letra A.

  • O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 11 é tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, isso inclui a participação das camadas mais pobres da população, porém o texto menciona a baixa representatividade dos interresses dos menos favorecidos e para haver uma maior representação os residentes devem se mobilizar.

    Essa mobilização é feita através das associações de bairro que podem levar os interesses aos vereadores, que levam aos prefeitos, que levam aos deputados estaduais, que por sua vez transmitem ao governo federal, deputados federais etc.

    Dessa forma, a alternativa correta é a E) Fortalecimento das associações de bairro

  • As associações de bairro são fundamentais para a elaboração de planos diretores com a maior participação da sociedade, uma vez que ajudam na reivindicação por maiores investimentos em equipamentos públicos (postos de saúde e escolas) e infraestrutura urbana (saneamento básico, iluminação, pavimentação), bem como na mediação dos interesses da comunidade com o poder público.

    Créditos da Resolução: Anglo Resolve