SóProvas


ID
5590639
Banca
EJUD-PI
Órgão
TJ-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal

João é nascido em abril de 1948 e declara, por vergonha de sua idade, num documento público, perante uma repartição pública estadual, que tem 57 anos de idade. Por receio de descobrirem que sua declaração é falsa, João guarda o documento sem provocar, com isso, qualquer consequência. Considerando o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • alguns falam que é crime atípico, pois seria uma mera vaidade, mesma coisa da pessoa que muda a foto da identidade, colocando uma foto sua atual.

  • GABARITO - LETRA E (João não cometeu crime algum)

    Falsidade ideológica

           Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

           Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular. 

    Nos termos do art. 299, caput, do CP, deve ser demonstrado o elemento subjetivo específico, qual seja: prejudicar direito; ou criar obrigação; ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

    No caso descrito, a declaração falsa emitida por João teve como intenção esconder sua real idade por motivo íntimo (vergonha), afastando-se do dolo específico exigido pelo tipo penal. Assim, não há crime por parte de João.

    Além disso, fica expresso na questão o fato de que João não utilizou o documento para qualquer fim, não havendo qualquer potencialidade lesiva na conduta.