DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
O princípio que orienta esta Estrutura é o de que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras. Aquelas deveriam incluir crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias lingüísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados.
FONTE:http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
Letra A, mas adequada por que está perguntando da inclusão no segmento escolar. Por a alternativa correta ser a letra A, e não a letra B não configura anulação da questão, visto que não compromente a resolução . Questão bem mal elaborada, porém ao invés de reclamarmos vamos nos adequadar e achar alternativas.
A) A inclusão é a aceitação das diferenças e exige diversas transformações no sistema de ensino, principalmente as que envolvem o respeito às diferenças coletivas. Correta o conceito de inclusão vai além da aceitação, mas a questão está correta. As escolas apenas aceitar os deficientes não configura inclusão. A inclusão atende a todos sem distição todos são respetados e participam ativamente.
B) De acordo com a Declaração de Salamanca, as escolhas deveriam acolher as crianças independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas etc. Errado a declaração de Salamanca fala que todos devem aprender juntos e que as escolas comuns são os meios mais eficazes de combater a discriminação.
C) No Brasil, a inclusão escolar é assegurada por leis que protegem a elaboração e execução de políticas privadas para a formação de professores para a educação inclusiva. Errada política públicas.
D) Para que o programa de inclusão escolar obtenha sucesso, deverá envolver o educando e permitir sua copartipação na assistência e no seu desenvolvimento integral. Errado isso não garante o sucesso da inclusão.