SóProvas


ID
5591962
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) consolidou a visão de uma parcela da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, propunha interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação:


Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade o da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. A educação nova, alargando sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, sua verdadeira função social, preparando-se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável, com o fim de “dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo. De onde decorre que o Estado deve considerar a Educação como uma função social pública, única para todos e norteada pelos princípios da laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação.


Adaptado de Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), apud http://www.dominiopublico.gov.br/




As afirmativas a seguir, a respeito do Manifesto e do movimento escolanovista brasileiro, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Letra B incorreta, a Escola nova buscava integrar a escola pública, única, gratuita e como direito de todos.

  • Achei "desconsiderar experiências anteriores" mal colocado, uma vez que a crítica só se constrói a partir de "experiências anteriores", como sua antítese.