SóProvas


ID
5591989
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação família-escola abrange os múltiplos aspectos envolvidos na interação entre essas duas instituições e o papel da família na escolarização tem sido objeto de estudo da Sociologia da Educação desde os anos 1960, com base nos trabalhos pioneiros de Pierre Bourdieu.


A respeito da relação família-escola, considerando a contribuição conceitual de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.



I. A escolarização envolve os diversos modos de interação entre família e escola, e o indicador mais revelador dessas diferenças é a reação das famílias ao tema do sucesso escolar: famílias de uma mesma classe social podem favorecer ou dificultar o sucesso e a longevidade escolar dos alunos.


II. A escolarização é uma estratégia familiar de reprodução da posição social: quanto maior o peso do capital cultural no conjunto do patrimônio de um grupo familiar, maiores tenderiam a ser os níveis de expectativa e de investimento na escolarização dos filhos.


III. Para as elites, mais ricas em capital social e cultural, o sistema escolar é apenas um meio de socialização, pois o acesso às carreiras mais prestigiosas do sistema político e às posições de controle já estão garantidas pelo capital econômico.



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Letra B, Bordieu fala da teoria da violência simbólica em que a escola impõe a classe menos favorecidada conhecimentos que comtemplam apenas a classe dominante. Segundo ele a escola não leva em consideração o conhecimento prévio dos alunos comentendo assim uma violência contra eles.

    I. A escolarização envolve os diversos modos de interação entre família e escola, e o indicador mais revelador dessas diferenças é a reação das famílias ao tema do sucesso escolar: famílias de uma mesma classe social podem favorecer ou dificultar o sucesso e a longevidade escolar dos alunos. Errada segundo ele o que dificulta o sucesso escolar é a imposição da aprendizagem capitalista.

    II. A escolarização é uma estratégia familiar de reprodução da posição social: quanto maior o peso do capital cultural no conjunto do patrimônio de um grupo familiar, maiores tenderiam a ser os níveis de expectativa e de investimento na escolarização dos filhos. Correta o capital cultural que nada mais é que a bagagem de conhecimento que se carrega e ele agrega uma grande expectativa nas famílias.

    III. Para as elites, mais ricas em capital social e cultural, o sistema escolar é apenas um meio de socialização, pois o acesso às carreiras mais prestigiosas do sistema político e às posições de controle já estão garantidas pelo capital econômico. Errada a escola é um meio de ascesão social para se ter sucesso na vida.

  • B-

    A escolarização é uma estratégia familiar de reprodução da posição social: quanto maior o peso do capital cultural no conjunto do patrimônio de um grupo familiar, maiores tenderiam a ser os níveis de expectativa e de investimento na escolarização dos filhos.