SóProvas


ID
5592154
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 21 de abril de 1960, Brasília era inaugurada, culminando em uma longa história acerca da transferência da capital brasileira do litoral para o interior do País. Várias foram as razões apontadas para a construção da nova cidade no Planalto Central, muitas das quais confirmadas pela passagem do tempo. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item.


Brasília foi concebida para, além de cidade modernista, contribuir para o processo de interiorização do desenvolvimento brasileiro. 

Alternativas
Comentários
  • Minha contribuição.

    Fatores que levaram à transferência da capital

    1) Segurança Nacional: Acreditava-se que, com a capital no litoral, ela estaria mais vulnerável a ataques estrangeiros.

    2) Interiorização do povoamento e do desenvolvimento e integração nacional: Devido a fatores econômicos e históricos, a população brasileira concentrou-se na faixa litorânea, ficando o interior do país pouco povoado e economicamente esquecido, assim, a transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica.

    3) Símbolo do Brasil Novo: No governo JK (1956-1960), o Brasil passa por rápidas transformações. O Plano de Metas abre a economia ao capital estrangeiro e a entrada em larga escala de empresas multinacionais faz com que o país passe pela ''modernização'', ou seja, deixava de ser rural e foi se transformando em predominantemente urbano-industrial. A construção da nova capital (com base na concepção arquitetônica e urbanística moderna) deveria funcionar como exemplo a ser seguido pelas demais cidades brasileiras.

    4) Afastar os governantes (a capital) da concentração de atividades e das pressões populares: O Rio de Janeiro, como centro tradicional do país, abrigava uma extrema concentração de atividades (portos, indústria, comércio, atividade intelectual, etc.) e forte pressão demográfica; sendo assim, o governo ficava sujeito às pressões populares, que se manifestavam sob forma de passeatas e ''quebra-quebras''. A transferência da capital para o cerrado do Planalto Central tinha a função de isolar os governantes.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gab: CERTO

    Exatamente!

    • BSB foi planejada e construída para caracterizar as inovações e percepções do novo governo desenvolvimentista de JK. Apesar de a ideia ser bastante antiga (idealizada por Marquês Pombal), só foi efetivamente transferida e interiorizada no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960).

    ------

    OBS: Vendo meu resumo da RIDE-DF. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • Como estratégia de interiorização da ocupação populacional e das atividades produtivas do Brasil, destacando-se duas delas: o lançamento do programa “Marcha para o Oeste”, proclamado por Vargas na década de 1940 e, posteriormente, a transferência da capital para a região, com Juscelino Kubistchek.

    Fonte: Gran Cursos

    Gabarito: Certo

    A vontade não permite indisciplina.