SóProvas


ID
5592163
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 21 de abril de 1960, Brasília era inaugurada, culminando em uma longa história acerca da transferência da capital brasileira do litoral para o interior do País. Várias foram as razões apontadas para a construção da nova cidade no Planalto Central, muitas das quais confirmadas pela passagem do tempo. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item.


O projeto urbanístico de Brasília, elaborado por Lúcio Costa, foi integralmente estendido às chamadas “cidades-satélites” do Plano Piloto e ao entorno do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Até hoje em dia, as chamadas “cidades-satélites” e o entorno do Distrito Federal vivem situação social bem mais complicada do que a encontrada no Plano Piloto, onde a qualidade de vida e o planejamento urbanístico são de maior qualidade.

    Direção Concursos

  • Minha contribuição.

    Brasília foi projetada para abrigar de 500 a 700 mil habitantes, e o projeto previa que, só quando se ultrapassasse esse limite, seriam criadas as cidades satélites. Ocorre que a população, da nova capital e do DF, cresceu bem mais rápido do que foi pensado. Outro problema que logo apareceu foi o do que fazer com os milhares de trabalhadores que estavam em acampamentos na área do Plano Piloto e que trabalhavam na construção de Brasília. Assim, já em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga. Porém, antes de Taguatinga, já existia o pioneiro acampamento de trabalhadores da Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. E, antes mesmo de se iniciar a construção de Brasília, duas cidades já existiam na área em que foi instituído o Distrito Federal: Planaltina e Brazlândia.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gab: ERRADO

    As Cidades-Satélites, nome popularmente conhecido para denominar as Regiões Administrativas do DF, NÃO fizeram parte do projeto urbanístico de Lúcio Costa. Essas "cidades" são, na verdade, desmembramentos (ou como já foi cobrado em prova, o retrato do crescimento desordenado urbano-populacional da cidade).

    • O DF sofre até hoje com o constante processo de periferização e segregação socioespacial. Assim, nem as cidades-satélites, nem o entorno estavam no escopo do projeto, mas apenas o Plano Piloto.

    ------

    OBS: Vendo meu resumo da RIDE-DF. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • Gab.: Errado!

    A questão erra ao afirmar que o projeto urbanístico foi estendido integralmente às cidades-satélites!

    Algumas já existiam, e outras foram surgindo sem planejamento urbanístico do Lúcio Costa!

  • Na verdade a "cidades satélites" foram o resultado dessa política institucional de “empurrar” para a periferia a população de baixa renda. Digamos que foi a criação de “duas Brasílias”: uma, a ilha, conhecida por todos, com seus monumentos e seu verde; a outra, as cidades periféricas, cheias de problemas, que em nada se diferenciam das grandes metrópoles brasileiras.

    Gabarito: errado

    A vontade não permite indisciplina.