LESÕES FUNDAMENTAIS
1. Mancha ou Mácula
São modificações de cor da mucosa oral sem ocorrer elevação ou depressão, podendo a pigmentação ser de origem endógena ou exógena. Podem surgir sobre outro tipo de lesão fundamental, como pápulas, nódulos, placas e outras, quando então teremos alterações de forma. As manchas apresentam cor, tamanho e forma bastante variados.
2. Placa
São áreas mais elevadas que o tecido adjacente e consistente a palpação. Trata-se de uma lesão bem circunscrita, com altura pequena em relação à extensão. Podem variar de cor, superfície, textura e quantidade.
3. Erosão
É uma lesão que apresenta perda tecidual do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo adjacente. Surgem em decorrência de variados processos patológicos, predominantemente de origem sistêmica, que produzem atrofia da mucosa bucal, que se torna fina, plana e de aparência frágil. Exs: líquen plano erosivo e língua geográfica (eritema migratório benigno).
4. Úlcera e ulceração
São lesões em que ocorre solução de continuidade do epitélio com exposição do tecido conjuntivo subjacente. Alguns autores fazem a distinção entre úlcera e ulceração. Reservam a denominação de úlcera para lesões de caráter crônico (que persistem por semanas ou meses), como decorrentes de tumores malignos, pênfigo vulgar, sífilis secundária, etc.
Ulcerações correspondem a lesões de curta duração, geralmente consequência de doenças autolimitantes, como a afta, herpes recorrente, lesões traumáticas e outras.
5. Vesícula e bolha
Seu estudo em conjunto se justifica pela diferença no tamanho da lesão, que consiste em elevações do epitélio, contendo líquido no seu interior.
São consideradas vesículas as lesões que não ultrapassem 3 mm no seu maior diâmetro. As demais são consideradas bolhas.
A vesícula (ou bolha, dependendo do seu conteúdo), caracteriza-se por ser serosa sanguinolenta (hemorrágica) e pustulosa quando infectada secundariamente
7. Pápulas
São pequenas lesões sólidas, circunscritas, elevadas e cujo diâmetro não ultrapassa 5 mm. Podem ser de origem epitelial, conjuntiva ou mista; únicas ou múltiplas; de superfície lisa, rugosa ou verrucosa; arredondadas ou ovais; pontiagudas ou achatadas; séssil ou pediculada. Quando aglomeradas, constituem a chamada placa papulosa.
8. Nódulos
São elevações de consistência fibrosada ou sólida; circunscritas; de localização superficial ou profunda; formados por tecido epitelial, conjuntivo ou misto. Podem ser pediculadas, quando seu maior diâmetro é superior ao da base de implantação, ou séssil, quando o da base é maior.